Memórias de um Compilador: O Legado de Salvador Toscano

Autor: Fabiana Lourenço Diaz

Trabalho monográfico de conclusão de graduação apresentado à banca examinadora da Universidade Federal Fluminense como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de bacharel em Comunicação Social – habilitação em Cinema.

Orientador: Prof. Dr. Fabián Núñez

RESUMO

Um dos principais pioneiros do cinema mexicano, Salvador Toscano foi exibidor itinerante, colecionador e compilador de películas cinematográficas. Durante toda a sua trajetória como cineasta procurou registrar em imagens em movimento a história da revolução mexicana da forma mais completa possível, seja através das suas próprias filmagens, seja por meio da compra ou troca de imagens de outros cinegrafistas. Partindo sobretudo de entrevistas com uma série de pesquisadores, esta monografia pretende fazer uma reflexão sobre como o acervo acumulado de Toscano foi sendo trabalhado ao longo dos anos.

Palavras-chave: Salvador Toscano; cinema mexicano; cinema silencioso; preservação audiovisual; filmes de compilação.

TCC – Fabiana Diaz


Crime contra o Direito Autoral, previsto nos Artigos 7, 22, 24, 33, 101 a 110, e 184 a 186 (direitos do Autor formulados pela Lei 9.610/1998) e 299 (falsidade ideológica).

Skip to content