Branding Emocional: O uso da emoção e sua relação com o Consumo Consciente.

Autor: Cindy Borges Trade.

Monografia apresentada por Cindy Borges Trade, matrícula 21030095, como requisito obrigatório para obtenção do título de Bacharel em Comunicação Social ─ habilitação Publicidade e Propaganda.

Orientador: Prof.ª. Drª. Ana Paula Bragaglia.

RESUMO

Essa monografia pretende analisar as relações das marcas com o consumo consciente e como elas apresentam isso aos seus consumidores usando principalmente a emoção. O projeto também apresenta caminhos para que as grandes empresas se adaptem a esse novo consumidor e à sociedade como um todo.
O objetivo principal do estudo é entender como o uso da emoção como artifício principal da comunicação impede que o consumidor enxergue além do consumo e se torne um consumidor consciente.
Por meio de pesquisa e empírica pode-se entender como a emoção é um artifício importante para sensibilizar e engajar em relação ao consumo consciente. Porém, as empresas e suas marcas ainda não se adequaram a esse movimento necessário para modificar a maneira como a sociedade age, pensa e consome. Elas ainda têm muito trabalho a fazer.

Palavras-Chave: Consumismo, Emoção, Consumo Consciente, Consumo Sustentável,
Branding Emocional.

TCC – Cindy Trade


Crime contra o Direito Autoral, previsto nos Artigos 7, 22, 24, 33, 101 a 110, e 184 a 186 (direitos do Autor formulados pela Lei 9.610/1998) e 299 (falsidade ideológica).