Planejamento de Campanha para os Jogos Universitários de Comunicação Social 2017.

Autor: Carolina Ninna Dellivenneri.

Autor: Laryssa Rocha Monteiro.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Comunicação Social.

Orientador: Prof.ª. Drª. Lillian Ribeiro.

Este projeto trata-se de um planejamento de comunicação para o evento Jogos Universitários de Comunicação Social do Rio de Janeiro, o JUCS. O evento foi idealizado e é organizado por uma empresa de eventos esportivos, a JC2 Esportes, em parceria com outras 12 atléticas do estado do Rio de Janeiro. Com base nos estudos que se seguem, podemos perceber que o Brasil vem sendo influenciado pela cultura norte-americana de incentivo ao esporte. Os EUA são referência no esporte universitário e por isso fonte de estudo quando pensamos nos Jogos Universitários que temos no Brasil, pois a inspiração da organização destes eventos vem de lá. Com esse aparecimento e aumento dos jogos universitários, incentivando o esporte e a competição em diversas Universidade e cursos brasileiros, acreditamos que o Brasil caminha, a passos largos, para essa realidade.  Assim, esses jogos universitários se tornam as competições mais importantes durante a vida acadêmica de atletas profissionais ou amadores. Por isso, entende-se que o JUCS, e todos os outros, merecem a devida atenção no campo comunicacional para que sejam cada vez mais expandidos e reconhecidos por toda a sociedade como um trabalho sério de incentivo ao esporte universitário. Para isso o projeto a seguir foi desenvolvido de forma a posicionar o JUCS como marca, criando uma linha de comunicação. Pois, esperamos que o ser implementado será apto para resolver os problemas comunicacionais do evento.

Palavras-Chave: Comunicação, Planejamento de comunicação, Planejamento de campanha, Esportes, Jogos Universitários, Alunos, Branding, Marketing, Marketing Esportivo.

TCC – Carolina Pinto e Larissa Monteiro