Dos Hits aos Bits: a era digital e o novo negócio musical no Brasil.

Autor: Rômulo Vieira Da Silva.

Monografia apresentada em cumprimento parcial às exigências do Curso de Comunicação Social da UFF – Universidade Federal Fluminense, para obtenção do grau de Bacharel em Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda.

Orientador: Prof. Adilson Vaz Cabral Filho.

RESUMO

A Era Digital trouxe profundas mudanças para a indústria fonográfica, forçando um dos setores mais bem sucedidos da indústria cultural a se reestruturar. Este trabalho analisa o novo panorama do negócio musical, destacando sua transição de um modelo baseado em formatos físicos e grandes sucessos para um mercado de nicho repleto de formatos digitais. Além disso, salienta a relevância do compartilhamento de arquivos e da colaboração de massa nesta transição, evidencia a importância dos espetáculos ao vivo na recuperação do segmento e revela as iniciativas que fazem do mercado digital uma alternativa em pleno crescimento. 

Palavras-chave: musica; novas estratégias de negócio; novas tecnologias de informação e comunicação; serviços de streaming.

TCC – Rômulo Vieira


Crime contra o Direito Autoral, previsto nos Artigos 7, 22, 24, 33, 101 a 110, e 184 a 186 (direitos do Autor formulados pela Lei 9.610/1998) e 299 (falsidade ideológica).

Skip to content