Futebol e consumo: o incentivo à formação do torcedor consumidor.

Autor: Lucas Lopes Albuquerque Bastos.

Monografia apresentada em cumprimento parcial às exigências do Curso de Comunicação Social da UFF – Universidade Federal Fluminense, para obtenção do grau de Bacharel em Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda.

Orientadora: Prof. Drª. Arlete Eni Granero.

RESUMO 

O futebol brasileiro vive um momento ímpar em sua história. A aproximação da Copa do Mundo FIFA 2014, a conclusão das chamadas novas Arenas Esportivas, os investimentos cada vez maiores na formação e contratação de atletas levantam a necessidade do desenvolvimento de um departamento de marketing à altura dos desafios enfrentados pela administração dos clubes. E no centro da questão encontra-se o torcedor, o consumidor final dos produtos dos clubes. Nesse trabalho, procura-se entender o processo de transformação de fãs na figura do torcedor-consumidor, qual o papel do marketing dos clubes brasileiros nessa etapa e quais serão as ferramentas essenciais para essa transformação, dentre elas a construção e exaltação de ídolos e ampliação da linha de produtos licenciados. Através de um extenso levantamento bibliográfico sobre o tema, debates com especialistas na temática e acompanhamento constante de periódicos e sites esportivos, concluiu-se que o torcedor consumidor é a chave para os clubes alcançarem um retorno positivo financeiro ao mesmo tempo em que garantem a fidelidade de seus clientes, e que sem um trabalho à longo prazo de desenvolvimento de uma Marca Esportiva forte, os clubes continuarão fadados a repetir erros e se aproveitarem de maneira pontual e insuficiente de resultados esportivos positivos.

Palavras-chave: Marketing Esportivo; Futebol; Torcedor; Branding; Segmentação.

TCC – LUCAS BASTOS


Crime contra o Direito Autoral, previsto nos Artigos 7, 22, 24, 33, 101 a 110, e 184 a 186 (direitos do Autor formulados pela Lei 9.610/1998) e 299 (falsidade ideológica).

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