O crescimento da popularidade do futebol europeu e decadência do brasileiro.

Autor: André de Moura Soares.

Monografia apresentada em cumprimento parcial às exigências do Curso de Comunicação Social da UFF – Universidade Federal Fluminense, para obtenção do grau de Bacharel em Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda.

Orientador: Prof. Adilson Vaz Cabral Filho.

O futebol brasileiro está em decadência. Estádios vazios, evasão de jogadores, clubes endividados, campeonatos mal organizados e dirigentes envolvidos em escândalos viraram rotina no país. Paralelo a essa decadência, o futebol europeu foi penetrando no país ao longo dos anos. Atraído pela alta qualidade do jogo e pelo profissionalismo da organização do futebol como um todo, o público brasileiro tem acompanhado cada vez mais os grandes clubes e campeonatos europeus, deixando os brasileiros de lado. A partir do problema de pesquisa “o crescimento da popularidade dos times de futebol e campeonatos europeus e a decadência dos brasileiros: como a televisão aberta e o Facebook refletem esse fenômeno?”, este trabalho pretende analisar como os meios de comunicação refletem a nova tendência de penetração dos clubes europeus no mercado brasileiro; analisar o impacto da penetração dos clubes europeus na popularidade dos clubes brasileiros, principalmente com os torcedores mais jovens; avaliar o espaço cada vez maior dado aos clubes europeus nas mídias brasileiras; e identificar as causas para a decadência do futebol no Brasil.

Palavras-chave:  Marketing esportivo, futebol, TV aberta, Facebook, meios de comunicação.

TCC – Andre Soares