A cor e sua aplicação prática: da teoria da cor, criação de paletas e seu uso em ilustração.

Autor: Paula Isabelle Teixeira de Souza.

Projeto Experimental apresentado por Paula Isabelle Teixeira de Souza, matrícula UFF 111.30.065, como requisito obrigatório para obtenção do título de Bacharel em Comunicação Social – habilitação Publicidade e Propaganda.

Orientador: Prof. João Alt.

RESUMO

O trabalho tem como objeto principal a análise da cor e de seus efeitos sobre o homem. Com base no discorrido pelo teórico Johannes Itten, serão explicitados os aspectos técnicos que permeiam o universo cromático e, em seguida, será buscada a compreensão de como a cor pode ressaltar ou atribuir novos significados a determinadas composições visuais. Para comprovar os efeitos das cores sobre as imagens serão elaboradas paletas específicas e, a seguir, uma ilustração que servirá de suporte para as combinações cromáticas criadas. Ambas estarão relacionadas a um tema previamente selecionado: a tristeza. Através da aplicação das paletas sobre o suporte (ilustração) será observado como uma combinação cromática específica pode ser mais ou menos adequada a determinado tema e como as cores podem alterar a percepção humana sobre o mesmo.

Palavras-chave: Cor, Teoria da Cor, Efeitos da cor, Comunicação visual, Paletas, Ilustração.

TCC – PAULA ISABELLE SOUZA


Crime contra o Direito Autoral, previsto nos Artigos 7, 22, 24, 33, 101 a 110, e 184 a 186 (direitos do Autor formulados pela Lei 9.610/1998) e 299 (falsidade ideológica).

Skip to content