Autenticidade dos anúncios verdes: um estudo de caso.

Autor: Anna Luisa Azambuja Amaral.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, como requisito parcial para obtenção do Grau de Bacharel.

Orientador: Prof.ª. Dr.ª. Arlete Eni Granero.

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar a autenticidade dos anúncios verdes diante das estratégias propostas pelo Marketing Verde. Esse conceito de marketing atende às necessidades dos consumidores respeitando o meio ambiente e a qualidade de vida, como forma de preservar o planeta para as gerações futuras. Contudo, as empresas desenvolveram estratégias a fim de maquiar seus anúncios e torná-los verdes, sem que o sejam, com o propósito de conquistar o nicho de consumidores conscientes no mercado, prática que foi denominada como Greenwashing. Para entender essa prática, uma análise de estudo de casos foi realizada com as marcas Johnson & Johnson, L’Oréal e Avon que apresentam uma posição contraditória no ranking de 2013 da pesquisa Best Global Green Brands, além de revelar exemplos de organizações que prezam pela verdade, transparência e qualidade dos produtos a fim de proporcionar uma vida melhor aos seus consumidores.

Palavras-chave: Sustentabilidade; Marketing Verde; Consumidor Consciente; Greenwashing; Maquiagem Verde.

TCC – Anna Luisa Amral


Crime contra o Direito Autoral, previsto nos Artigos 7, 22, 24, 33, 101 a 110, e 184 a 186 (direitos do Autor formulados pela Lei 9.610/1998) e 299 (falsidade ideológica).

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