Nós e Eu: um debate sobre cooperativismo – Documentário.

Autor: Luis Pedro Ribeiro Rodrigues.

Projeto Experimental apresentado como trabalho de conclusão de curso (Graduação em Comunicação Social: habilitação em jornalismo) na Universidade Federal Fluminense. O trabalho tem como objetivo evidenciar o cooperativismo e nutrir o debate sobre esse meio, a partir de depoimentos de associados.

Orientador: Prof. Guilherme Lima.

RESUMO

Nós e eu: um debate sobre cooperativismo é um documentário de 17 minutos, constituído por depoimentos de associados de cooperativas do Estado do Rio de Janeiro. A terceirização, o aumento de tarefas, o encurtamento do tempo para realizá-las e a intensificação da competitividade, além do desemprego massivo e das doenças provenientes disso, oprimem o trabalhador contemporâneo. Nessa falta de perspectiva, o cooperativismo surge como uma possível saída. Dividido em cinco capítulos, o documentário busca entender, nas falas dos próprios associados, o mundo do cooperativismo, suas potencialidades e dificuldades.

Palavras-chave: cooperativismo; associação; trabalho; sociedade; modernidade.

TCC – Luis Pedro Rodrigues

Assista ao documentário.


Crime contra o Direito Autoral, previsto nos Artigos 7, 22, 24, 33, 101 a 110, e 184 a 186 (direitos do Autor formulados pela Lei 9.610/1998) e 299 (falsidade ideológica).

Skip to content