Dilma Rousseff em revista: a personagem em reportagens da Piauí e da Veja.

Autor: Daniela Reis do Nascimento.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal Fluminense como requisito parcial para a obtenção do grau Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo.

Orientador: Prof.ª.Dr.ª. Denise Tavares da Silva.

RESUMO

Este estudo resgata o jornalismo literário, estilo que se desenvolveu de forma irregular ao redor do mundo, para verificar se o emprego de técnicas literárias aliado às práticas jornalísticas na revista piauí permite reportar em profundidade a complexidade social. Para tanto, analisa linguagem, projeto gráfico, escolhas editoriais e processos de apuração dos perfis de Dilma Rousseff desta publicação, em contraponto com reportagens sobre a mesma personagem da revista Veja – representante de uma vertente convencional de jornalismo, que domina as redações contemporâneas. O objetivo é verificar se as imagens que emergem das matérias são influenciadas por visões e práticas distintas de jornalismo e – caso sejam – identificar os motivos que levaram a essa divergência.

Palavras-chave: jornalismo literário, revista, perfil.

TCC – Daniela Reis


Crime contra o Direito Autoral, previsto nos Artigos 7, 22, 24, 33, 101 a 110, e 184 a 186 (direitos do Autor formulados pela Lei 9.610/1998) e 299 (falsidade ideológica).