Flânerie e Ninguéns: Ensaio foto-gravado da população de rua do Rio de Janeiro.

Autor: Gabriela Capanema.

Projeto Experimental apresentado por Gabriela Capanema, matrícula: 312030045, como requisito obrigatório para obtenção do título de Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo.

Orientador: Prof.ª. Renata Rezende.

RESUMO

Trata-se de um ensaio foto-gravado sobre o povo de rua da cidade do Rio de Janeiro. Utilizando o microblog Tumblr como plataforma para fazer circular o material, o ensaio busca criar outras percepções sobre a realidade da população de rua (sejam moradores ou sujeitos que utilizam as ruas como meio de sobrevivência), criando uma aproximação e compreensão acerca da situação de miséria e desemparo em que vivem nas cidades. Por meio da fotografia, em uma proposta de captura do cotidiano desses sujeitos, e das entrevistas gravadas em áudio, o objetivo é dar visibilidade à temática, na medida em que se trata de uma pauta pouco explorada (e até muitas vezes ignorada) pela mídia hegemônica, que, na maior parte das vezes, encara o grupo como marginalizado.

Palavras-chave: Fotografia social; População de rua; Percepção; Cidade; Microblogging;

TCC – Gabriela Capanema


Crime contra o Direito Autoral, previsto nos Artigos 7, 22, 24, 33, 101 a 110, e 184 a 186 (direitos do Autor formulados pela Lei 9.610/1998) e 299 (falsidade ideológica).

Skip to content