Intolerância religiosa no Brasil – Para repensar o preconceito.

Autor: Jackeline Granadeiro Chagas.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal Fluminense como requisito obrigatório para a obtenção do título de Bacharel em Comunicação Social-Jornalismo.

Orientador: Prof.ª.Dr.ª. Ana Baumworcel.

RESUMO

Este trabalho é um projeto experimental prático que aborda o preconceito religioso e, além deste memorial, apresenta o documentário sonoro “Intolerância religiosa no Brasil”. De cunho educativo, o documentário em CD se encontra no envelope em anexo. O objetivo é mostrar como o preconceito faz parte do pensamento e do comportamento de alguns, assim como suas causas e consequências. Para isso, foram utilizadas estatísticas com o perfil religioso do país, opiniões de estudiosos a respeito da tolerância/intolerância religiosa e relatos de pessoas, vítimas do preconceito e da discriminação, contando suas histórias. Buscou-se produzir um documentário sonoro com conteúdo contra hegemônico em relação ao que vem sendo noticiado pela mídia. A proposta deste trabalho de conclusão é produzir material sonoro que contribua para mudar mentalidades, gerar reflexão sobre o assunto e promover o respeito ao próximo. Para checar esta proposta, o documentário foi apresentado para uma turma de alunos do segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual Aurelino Leal, em Niterói. Ao final deste memorial, encontra-se, um exemplo do questionário aplicado para se averiguar qual foi a recepção dos estudantes em relação ao documentário. Por ser um projeto experimental prático, neste memorial pode-se conferir ainda todo o processo de produção sonora, desde a escolha das fontes até o roteiro de gravação. “Intolerância Religiosa no Brasil” contextualiza o preconceito, mostra o que está por trás da intolerância, reflete sobre o racismo em relação às religiões de matrizes africanas e sobre as soluções ao longo da história para as ofensas e violências cometidas, entre outros pontos.

Palavras-chave: Intolerância religiosa; rádio documentário; preconceito.

TCC – Jackeline Chagas

Crime contra o Direito Autoral, previsto nos Artigos 7, 22, 24, 33, 101 a 110, e 184 a 186 (direitos do Autor formulados pela Lei 9.610/1998) e 299 (falsidade ideológica).