O uso de vídeos amadores no programa “Balanço Geral RJ”.

Autor: Rodrigo Rocha da Costa.

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Comunicação Social (Jornalismo), como requisito parcial para conclusão do curso.

Orientador: Prof.ª.Dr.ª. Denise Tavares.

RESUMO

A proposta desta monografia é discutir a exibição de vídeos amadores produzidos e enviados por telespectadores, no telejornal “Balanço Geral RJ”, da TV Record Rio. Para tanto, apresenta o processo histórico de desenvolvimento da televisão no Brasil, em face das novidades tecnológicas ao longo das décadas. Ressalta o movimento de convergência midiática entre os meios de comunicação. Discute a aplicação das terminologias de “Jornalismo Participativo” e “Jornalismo Cidadão”. Questiona a prática das emissoras de TV em estimular a produção de conteúdo audiovisual por parte dos telespectadores, e também objetiva analisar o papel dos jornalistas no gerenciamento dessas informações e imagens. Por fim, pretende apresentar a discussão sobre a desvalorização da função dos cinegrafistas profissionais diante do crescimento dos vídeos amadores nas reportagens de TV.

Palavras-chave: Jornalismo Participativo. Vídeos amadores. Balanço Geral RJ.

TCC – Rodrigo Rocha


Crime contra o Direito Autoral, previsto nos Artigos 7, 22, 24, 33, 101 a 110, e 184 a 186 (direitos do Autor formulados pela Lei 9.610/1998) e 299 (falsidade ideológica).

Skip to content