“A minha praia é essa aqui”.

Autor: Jéssica Alves da Silva.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal Fluminense, UFF, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo.

Orientador: Prof.ª. Denise Tavares.

RESUMO

Este memorial é referente ao documentário-ensaio A Minha Praia é Essa Aqui que traz como personagem a praia de Icaraí, mas especialmente suas areias. A proposta é experimentar a relação de pessoas que adotaram as areias de Icaraí como um local privilegiado para seus trabalhos, memórias e brincadeiras. Icaraí não é uma praia comum: ela “ferve” no calçadão. Apesar de seu belo visual, a praia é muito mais urbana do que natural, mas muitos moradores se limitam ao calçadão e fazem do cotidiano nas areias, algo invisível. Em oposição a isso, o documentário mostra como este espaço, apesar de parecer distante, ainda existe e persiste para algumas pessoas. As areias, para muitos significam uma vida, e em retribuição, eles dão vida a essa “sua praia”. Com isso, o documentário-ensaio A Minha Praia é Essa Aqui pretende lembrar e exaltar que existe outra “praia” depois do calçadão.

TCC – JÉSSICA ALVES

Assista ao documentário.


Crime contra o Direito Autoral, previsto nos Artigos 7, 22, 24, 33, 101 a 110, e 184 a 186 (direitos do Autor formulados pela Lei 9.610/1998) e 299 (falsidade ideológica).

Skip to content