Handebol – O pensamento leve faz a gente mudar

Autor: Alexandre Cesário Strachan.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal Fluminense, UFF, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo.

Orientador: Prof.ª. Denise Tavares.

RESUMO

A conquista do Mundial Feminino de Handebol na Sérvia em 2013 foi uma conquista inédita. O documentário Handebol – O pensamento leve faz a gente mudar, produzido como TCC e orientado pela professora Denise Tavares, procura fazer um panorama deste título, e também mostrar, a partir de alguns personagens que vivem intensamente este esporte, como o percebem de forma geral, incluindo o seu futuro. Tais posições têm como referência a medalha de ouro, isto é, quais mudanças ela trouxe, o que é o handebol no país do futebol e, finalmente, o que esperar das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Com esta abordagem, este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo valorizar o triunfo no campeonato mundial pelas meninas e, ao mesmo tempo, mostrar que se preocupa com o que está por vir. Ao todo, dez entrevistados compartilham suas visões, medos e anseios através de um produto audiovisual de 18 minutos, gravado de forma digital, com duas câmeras DSLR.

Palavras-chave: documentário, handebol, título, esporte, UFF.

TCC – Alexandre Strachan

Assista ao documentário.


Crime contra o Direito Autoral, previsto nos Artigos 7, 22, 24, 33, 101 a 110, e 184 a 186 (direitos do Autor formulados pela Lei 9.610/1998) e 299 (falsidade ideológica).

Skip to content