O jornalismo dos street papers como projeto de inclusão social: Análise da revista Ocas”.

Autor: Luiza Leite Ferreira.

Projeto Experimental apresentado por  Luiza Leite Ferreira 10930011 como requisito obrigatório para obtenção do título de   Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo.

Orientador: Prof. Márcio Castilho.

RESUMO
Este trabalho tem o objetivo de levantar discussões acerca do modelo jornalístico dos street papers e seus projetos de inclusão social, como gerar renda para pessoas em situação de rua ao empregá-las na venda de um veículo de comunicação. A partir da análise da revista Ocas”, elaborada por jornalistas voluntários e vendida nas ruas de São Paulo e Rio de Janeiro, buscou-se descobrir: como as pessoas em situação de rua se beneficiam da venda da publicação, qual é a relação dos voluntários com o projeto e o que as reportagens da revista Ocas” revelam sobre o tipo de jornalismo praticado nela. Foram realizadas nesta pesquisa entrevistas com os colaboradores da Ocas” e com seus vendedores, revisão teórica e análise de conteúdo da publicação. Este trabalho procura dar visibilidade ao projeto social da revista Ocas” e também divulgar o modelo de comunicação do street paper, presente em vários países e em quatro capitais brasileiras.

Palavras-chave: Street Paper, Revista Ocas”, Projetos Sociais.

TCC – Luiza Leite


Crime contra o Direito Autoral, previsto nos Artigos 7, 22, 24, 33, 101 a 110, e 184 a 186 (direitos do Autor formulados pela Lei 9.610/1998) e 299 (falsidade ideológica).

Skip to content