Análise dos Discursos Políticos de Direita E de Esquerda: Uma comparação entre os debates dos presidenciáveis na televisão em 1989 e em 2014

Autor: Bruno Roncada.

Projeto Experimental apresentado por Bruno Roncada, matrícula 11130013, como requisito obrigatório para obtenção do título de Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo.

Orientadora: Profª Drª Silmara Dela Silva

O presente trabalho trata de analisar dois debates produzidos para televisão pela Rede Bandeirantes no primeiro turno das eleições para a presidência do Brasil: um em 1989 e o outro em 2014. Seu objetivo central é observar o funcionamento dos discursos políticos de direita e de esquerda através de uma comparação entre os discursos produzidos nos dois debates. Para isso, a Análise do Discurso de linha francesa, cujo principal expoente é o francês Michel Pêcheux, é utilizada como teoria que fundamenta a pesquisa. O trabalho aborda a conceituação teórica do discurso político, a oposição entre direita e esquerda, a influência da mídia na produção do discurso, a participação dos jornalistas nos debates e a análise dos discursos produzidos pelos candidatos.
Palavras-chave: Jornalismo, política, Análise do Discurso, debates na televisão.

TCC – Bruno Roncada