Conheça o DACO

O DACO é a entidade que representa es estudantes de Publicidade e Jornalismo. Além de buscar soluções para os problemas dos cursos, também reivindicamos direitos, promovemos eventos culturais e outros que contribuam para formação profissional e pessoal des discentes.

Há cerca de três anos, o Diretório Acadêmico de Comunicação Social da UFF estava inativo. Dado o momento político que vivemos – de ataques diários aos nossos direitos fundamentais – intensificou-se a necessidade de mobilização dos estudantes. Além disso, es estudantes de Jornalismo e Publicidade do IACS estavam sem voz dentro do departamento de Comunicação Social.

Diante disso, nos unimos em prol de uma causa comum: o movimento VOLTA DACO. Desde o início de 2019.1, realizamos diversas assembleias e rodas de conversa a fim de reconquistarmos o nosso espaço dentro da Universidade. Formamos a chapa “Amanhã Vai Ser Maior” com objetivo de representar es estudantes, todas as suas lutas e necessidades. No dia 29 de junho, fomos eleitos para gerir o DACO UFF com 181 votos – 40% do corpo estudantil do Departamento de Comunicação Social da UFF e no dia 03 de julho tomamos posse.

Hoje, seguimos firmes com nossas propostas e focados em honrar cada voto. Já representamos o corpo discente nas reuniões de departamento e colegiado. Mobilizamos a galera pra ir à manifestação do dia 13 de agosto em defesa da educação. Lançamos a Ouvidoria Contra Opressões, que visa acolher e prestar ajuda a vítimas que opressões na universidade. Participamos da recepção de caloures, com uma reflexão sobre o impacto dos privilégios na vida des estudantes e a importância das lutas por direitos.

Recentemente, realizamos o evento “Formei! E agora?”, para o qual convidamos Emanuel Alencar (Museu do Amanhã), Katiucha Watuze (MD1), Régis Rebelo (WMccan) e Maria Clara Pestre (AFP) para falar sobre o mercado de Comunicação e seus desafios. O próximo evento ocorre em setembro: um workshop de Illustrator em parceria com a Invictus Treinamento. Além das realizações, temos outros planos como mobilização para assembleias e para ida ao Enecom. Nossas demais propostas e atividades podem ser encontradas nas nossas redes sociais: @daco.uff no Instagram e DACO UFF no Facebook.

As atuais integrantes do DACO UFF são:

– Finança e Estrutura: Thaís Gesteira e Alex Oliveira, ambos de Jornalismo

– Comunicação: Bruno Mendes – Publicidade e Victoria Pereira – Jornalismo

– Assuntos Acadêmicos: Isabela Evaristo – Publicidade e Mariana Moebus – Jornalismo

– Cultura: Roberto Malfacini e Julia Martins – ambos de Jornalismo

Temos muito trabalho pela frente. Qualquer estudante que queira somar conosco em alguma dessas atividades será muito bem-vinde! Se te interessar, é só entrar em contato conosco através do email amanhavaisermaior.uff@gmail.com. Começamos com poucos, mas nosso desejo, como diz o nome da nossa gestão, é “ser maior” com o apoio de todes.

Niterói, Agosto de 2019.

Isabela Evaristo Coordenadora de Assuntos Acadêmicos do DACO UFF