PROJETOS

Cadernos de Reportagem

Consiste em uma publicação online que reúne material jornalístico sobre assuntos variados, com destaque para questões políticas, sociais e éticas. Sua proposta é estimular a prática da reportagem entre os universitários e, principalmente, desenvolver o senso crítico na produção jornalística dos estudantes, de modo que eles não se atenham a descrever simplesmente os fatos e reproduzir ideias do senso comum, mas analisem os acontecimentos dentro do contexto em que se inserem e busquem novos pontos de vista sobre determinadas questões pautadas pela grande mídia ou, ainda, ignorados por ela.

Contatos

O Contatos é um grupo de estudos que une alunos e pesquisadores da UFF à comunidade para oferecer ferramentas de Leitura Crítica da Publicidade através de oficinas e eventos, além de articular possíveis transformações no setor com diversos agentes sociais.

EMERGE

O EMERGE – Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência – é um grupo de pesquisa formado junto ao Curso de Comunicação Social da UFF, que realiza projetos de ensino, pesquisa e extensão fomentadores de debates, articulações e encontros direcionados a grupos e organizações sociais e acadêmicas, interessados na implementação de processos comunicacionais em suas atividades, permitindo consolidar formas interativas e compartilhadas de atuação.

Fotografia e Providência

O projeto de extensão, modalidade curso, “Fotografia e Providência”, realizado em parceria com a Casa Amarela e a Pós-Graduação em Fotografia e Imagem IUPERJ/UCAM, é voltado para a educação de jovens entre 12 a 16 anos de idade do Morro da Providência, no Centro do Rio de Janeiro, no Centro Comunitário Casa Amarela, com aulas semanais, e carga horária semestral de 60 horas. O projeto visa o desenvolvimento criativo, pessoal, artístico e sensorial dos jovens por meio da reunião da arte, fotografia e comunicação. O objetivo é o de incentivar a produção de imagens sobre suas histórias, identidade e pertencimento à comunidade, além de servir como introdução a uma opção de caminho profissional no futuro.

Laccops

Ligado ao Departamento de Comunicação Social da UFF, o Laboratório de Investigação de Comunicação Comunitária e Publicidade Social (Laccops) tem o intuito de mapear projetos em comunidades e realizar um trabalho conjunto com os moradores locais.

OCCuPA Itaipu

A proposta do OCCuPA Itaipu leva em conta a construção de uma agenda que contemple processos mais democráticos na cidade. O objetivo do site, criado por alunos da disciplina Atividade de Projeto de Extensão, do curso de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), é abrir um canal de interlocução com a comunidade daquela tradicional colônia de pescadores de Niterói, reconhecendo a importância da preservação dos conhecimentos, práticas e saberes locais num momento em que se intensificam as ameaças em duas frentes: na terra, com a pressão imobiliária que avança para as áreas mais próximas da costa e no Morro das Andorinhas, onde moram os pescadores artesanais; e no mar, de onde eles retiram seu sustento.

Reconfigurações Jornalísticas

O projeto tem como objetivo investigar a memória, a história e a compreensão dos processos jornalísticos nos meios digitais. Parte-se do pressuposto de que o jornalismo, nesta década, sobretudo depois dos eventos políticos relacionados às manifestações de 2013 no país, passou a incorporar as expressões jornalísticas advindas dos meios digitais como relevantes para o circuito da informação no país.