Pedro Aguiar Lopes de Abreu

pedroaguiar@id.uff.br

Professor substituto de Jornalismo no IACS/UFF desde 2013.2. Doutorando em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde 2014.1. Mestre em Comunicação pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela ECO/UFRJ (2007) e cursou graduação em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (2002-2006). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Políticas e Economia política da Informação e da Comunicação (PEIC). Tem produção acadêmica concentrada em agências de notícias, Jornalismo Internacional, Comunicação Sul-Sul e NOMIC. Especialização em Correspondência Internacional voltada para o Leste Europeu e ex-URSS. Tem experiência em jornalismo impresso, de agências, online, de TV e de rádio, com ênfase em Jornalismo Internacional, principalmente a cobertura do Leste Europeu, antiga Iugoslávia e ex-URSS. Realizou ainda pesquisas sobre Cinema, Ideologia, e Estética.

Áreas de atuação:
1. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Jornalismo Internacional.
2.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Agências de Notícias.
3.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Redação e edição jornalísticas.
4.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Economia Política da Comunicação.

Projetos de pesquisa

Agências de Notícias do Sul Global: Estado, convergência e estratégias para a geografia da comunicação na periferia do capital

Descrição: As agências de notícias em países periféricos do capitalismo têm função muito maior que a mera produção na economia da informação, que pauta a lucrativa atividade das grandes agências transnacionais. São, nesses países, ferramentas estratégicas na persecução do desenvolvimento, parte dos esforços nacionais por corrigir desequilíbrios estruturais causados por décadas ou séculos de dominação colonial/imperial. E mantêm, nestes casos, uma orientação de resistência ao infotainment (submetido à lógica do capital) e uma manutenção do chamado hard news como nicho específico em que podem ou devem se fortalecer. A pesquisa pretende traçar um mapa geral das agências de notícias do Sul Global, identificando seus tamanhos, alcances, volumes de operações, serviços oferecidos, tecnologias empregadas e montantes faturados e gastos, bem como seus proprietários, clientelas e os laços políticos que mantêm. Assim, na contramão dos fenômenos identificados por grande parte da pesquisa acadêmica em comunicação, centrada nas vanguardas do capital (que tem seu centro geográfico nos países do Norte, nominalmente Europa Ocidental, América do Norte e Japão), aqui se infere que as agências do Sul Global (a periferia do capital, na classificação wallersteiniana) vêm caminhando na contramão do processo de convergência, atuando como fornecedoras de informação internacional para suas sociedades e promovendo (ou tentando promover) a articulação de congêneres em fluxos Sul-Sul, ou contrafluxos, constituindo espaços comunicacionais contra-hegemônicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Pedro Aguiar – Coordenador.
Livros publicados/organizados ou edições
1.SILVA JUNIOR, José Afonso. ; ESPERIDIAO, Maria Cleidejane. ; AGUIAR, Pedro . Agências de Notícias: perspectivas contemporâneas. 1. ed. Recife: EDUFPE, 2014. v. 1. 171p .
2. AGUIAR, Pedro . Jornalismo Internacional em Redes. 1. ed. Rio de Janeiro: Prefeitura do Rio/Secretaria Especial de Comunicação Social, 2008. 120p .
Capítulos de livros publicados
1. AGUIAR, Pedro . Fluxos de mídia Sul-Sul. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. (Org.). Enciclopédia Intercom de Comunicação. vol.I – conceitos. 1ed.São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom, 2010, v. 1, p. 534-536.
2.AGUIAR, Pedro . Fluxos de mídia Leste-Oeste. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. (Org.). Enciclopédia Intercom de Comunicação. vol.I – conceitos. 1ed.São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom, 2010, v. 1, p. 533-534.
3.AGUIAR, Pedro . Texto comunicacional. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. (Org.). Enciclopédia Intercom de Comunicação. vol.I – conceitos. 1ed.São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom, 2010, v. 1, p. 1181-1183.