Fim da greve! Confira como ficou o calendário acadêmico 2015 da UFF!

4213931_x360

Confira o texto divulgado pelo blog oficial da greve:

DA REDAÇÃO DA ADUFF

Na manhã desta sexta-feira (02), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx) da Universidade Federal Fluminense (UFF) se reuniu na sala dos conselhos, no prédio da reitoria, para debater a elaboração do calendário de reposição e retomada das aulas após a greve docente na instituição.

Na reunião, os conselheiros decidiram pela retomada das aulas no dia 05 de outubro, próxima segunda-feira.  O Conselho também determinou que o início da reposição possa ser estendido até o dia 13 de outubro, levando em consideração as especificidades dos cursos, principalmente os dos campi fora da sede, onde a maioria dos estudantes veio de outros estados e não é do Rio de Janeiro.  A questão foi colocada pelos estudantes presentes na reunião que defendiam o retorno das aulas apenas no dia 13. A decisão caberá aos colegiados do curso.

Uma comissão paritária do CEPEx foi formada para acompanhar a implementação do calendário. Ela será composta por quatro conselheiros; dois estudantes e dois professores. O Conselho orientou que comissões como essa também sejam criadas nos cursos e que os docentes não apliquem provas e avaliações durante a primeira semana de aula. As aulas do segundo semestre de 2015 começam no dia 25 de novembro, com término previsto para o dia 2 de abril de 2016.

Confira abaixo o Calendário Acadêmico de 2015 completo.

CLG esteve na reunião e defendeu reposição integral das aulas

O Comando Local de Greve dos docentes da UFF esteve presente na reunião e apresentou documento em que defendia o retorno das aulas no dia 5, uma comissão para elaboração de um novo calendário acadêmico com representação da administração superior e dos Comandos de Greve e uma proposta de calendário que garantisse aos estudantes o direito à reposição integral das aulas interrompidas pela greve (na graduação e na pós-graduação), levando em em conta as especificidades do Coluni e das diferentes situações dos campi fora da sede (leia aqui a nota na íntegra).

O mesmo documento foi apresentado horas antes à administração da UFF em reunião entre integrantes do CLG e da Comissão Gestora da UFF. O encontro foi solicitado pelo Comitê Local de Greve dos docentes e contou com a presença dos pró-reitores Túlio Franco (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas) e Sérgio Mendonça (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis).

“Além de definir o dia 5 como dia de início da reposição das aulas, o calendário votado pelo CEPEx contemplou algumas modificações propostas pelos docentes, como a garantia de 100 dias para o próximo semestre e a sugestão de que os professores não dessem avaliações ou fizessem chamadas na primeira semana, justamente para garantir que os alunos que tivessem mais  dificuldades de chegar não fossem prejudicados nesse processo. A questão da especificidade do Coluni, por exemplo, ficou de fora. A ideia do sindicato agora é acompanhar os trabalhados da comissão paritária formada no Conselho para auxiliar a implementação do calendário e debater essas questões neste espaço”, ressaltou a presidente da Aduff-SSind, Renata Vereza.

————————————————————————————————————————–

Calendário Acadêmico de 2015

– Cancelamento de disciplinas: do dia 5 ao dia 19 de outubro

– Reposição 01/2015: do dia 5 de outubro ao dia 07 de novembro. É importante ressaltar que o Conselho aprovou que a data de início da reposição pode ser estendida até o dia 13 de outubro, levando em consideração as especificidades dos cursos e dos campi fora da sede