Autor: Adler Ariel Moreno Mendes
Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Universidade Federal Fluminense, como requisito parcial para obtenção do Grau de Bacharelado.
Orientadora: Profa. Fernanda Ferreira de Abreu.
RESUMO
O presente estudo tem como objetivo entender quais foram as estratégias de reposicionamento do Ultimate Fighting Championship (UFC). Com base em referências bibliográficas sobre marketing esportivo e branding, a monografia mostra como é possível uma marca que estava à beira da falência se reconstruir para se tornar um evento esportivo de destaque. Exploraremos a trajetória de violência que o evento propagava como estratégia de marketing da marca e como isso prejudicava o UFC. Com a mudança da marca, tanto no aspecto visual como na gestão, o evento conseguiu alterar a percepção negativa perante o consumidor, o que fez com que surgissem patrocinadores e canais de televisão interessados em transmitir o UFC para todo mundo. Considerações de autores especialistas em marketing, branding e violência no mundo do esporte permeiam todo o texto.
Palavras-chave: UFC, Marketing esportivo, Branding, Violência
Crime contra o Direito Autoral, previsto nos Artigos 7, 22, 24, 33, 101 a 110, e 184 a 186 (direitos do Autor formulados pela Lei 9.610/1998) e 299 (falsidade ideológica).