Alegorias Vampirescas na Pós-Modernidade: Uma Análise Sobre o Universo da Série True Blood

Autor: Luana De Freitas Costa

Trabalho de conclusão de curso apresentado à Universidade Federal Fluminense para obtenção de grau de bacharel em Comunicação Social, habilitação em Cinema.

Orientador: prof. Dr. Fabián Nuñez

A partir do pressuposto de que cada era constrói seu próprio vampiro, este trabalho propõe-se a analisar de que forma as representações contemporâneas desse ser lendário funcionam como metáfora para aspectos e valores que pautam os modos de vida na pós-modernidade. Para isso, emprega como objeto de análise a série televisiva True Blood, exibida no Brasil desde 2009 pelo canal pago HBO. A pesquisa procura compreender como a produção trabalha alegoricamente com características do mundo contemporâneo que remetem às obras O mal-estar da pós-modernidade, do sociólogo Zygmunt Bauman, e A identidade cultural na pós-modernidade, do teórico cultural Stuart Hall.

Palavras-chave: pós-modernidade, vampiros, diferença.

TCC – Luana de Freitas