Autor: Pedro Brandão Costa
Monografia apresentada por Pedro Brandão Costa, matrícula 20830083, como requisito obrigatório para obtenção do título de Bacharel em Comunicação Social – habilitação Publicidade e Propaganda.
Orientador: Prof. Marco Schneider.
RESUMO
Desde os anos 1990 com a popularização da internet, a indústria da música tem passado por significativas mudanças no que tange ao formato dos produtos e ao consumo dos ouvintes. Sendo uma parte importante do cotidiano popular e da indústria cultural, as novas tecnologias têm influenciado muito a forma como as pessoas consomem música e como os artistas e gravadoras pensam na estratégia por trás de cada lançamento. Este trabalho busca analisar a papel da indústria cultural no imaginário popular, com um olhar sobre a criação de ídolos, além de entender a evolução na indústria fonográfica. Por fim, são analisados quatro estudos de caso relativos a influência das novas formas de consumo frente ao lançamento de novos produtos musicais.
Palavras-chave: Música, Novas Tecnologias, Digital, Estratégia, Consumo
Crime contra o Direito Autoral, previsto nos Artigos 7, 22, 24, 33, 101 a 110, e 184 a 186 (direitos do Autor formulados pela Lei 9.610/1998) e 299 (falsidade ideológica).