A comunicação organizacional aplicada ao setor de petróleo e gás: um estudo de caso de repaginamento de marca.

Autor: José Gustavo Ranzeiro Cal.

Projeto de pesquisa apresentado em cumprimento parcial às exigências do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense – UFF, para obtenção do diploma de graduação.

Orientador: Prof. Eduardo Guerra Murad.

RESUMO

Este projeto de conclusão de curso propôs uma reflexão sobre a comunicação organizacional aplicada à prática, elegendo o mercado de petróleo e gás como campo de análise. Para tal, selecionou-se um objeto de estudo, a DOF Brasil, grupo norueguês do segmento offshore que, em 2013, realizou um projeto de redesenho de sua marca, lançando uma nova que representaria as duas empresas do Grupo na região. Os conceitos de comunicação organizacional, pois, foram aplicados ao estudo de caso através da verificação dos desdobramentos do projeto de redesenho de marca, atestando se os objetivos traçados foram atingidos e analisando potenciais justificativas para o não atingimento dos mesmos com base nas teorias levantadas.

TCC – José Gustavo Ranzeiro Cal


Crime contra o Direito Autoral, previsto nos Artigos 7, 22, 24, 33, 101 a 110, e 184 a 186 (direitos do Autor formulados pela Lei 9.610/1998) e 299 (falsidade ideológica).

Skip to content