Plano de negócio para a Bersot Brewery Company.

Autor: Hugo Bersot Baptista.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Comunicação Social.
Campo de Confluência: Plano de negócio e planejamento de marketing.

Orientador: Prof. Dr. Eduardo Guerra Murad Ferreira.

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo principal a formulação de um plano de negócios para o levantamento de investimentos visando a abertura de uma microempresa produtora de cervejas superpremium no município de Nova Friburgo, região serrana do estado do Rio de Janeiro. Ele busca analisar dados do setor produtor de cerveja da região, bem como do seu mercado-alvo e a concorrência presente no mesmo, definindo características do produto a ser oferecido, como tipos de insumos utilizados, faixa de preço, local e forma de distribuição e os esforços necessários para comunicá-lo. Para realizar essa análise prática, são utilizados dados de diversos veículos que abordam o tema, como blogs e periódicos digitais, pesquisas de mercado realizadas por entidades especializadas e relatórios de órgãos governamentais das três esferas de poder, federal, estadual e municipal, além do roteiro para confecção de planos de negócios proposto no livro Planos de negócios vencedores: segredos e estratégias para atingir o sucesso da autora Rhonda Abrams. Todo o trabalho é realizado, portanto, através de pesquisas descritivas utilizadas para descobrir as informações necessárias ao preenchimento do roteiro proposto no livro com dados secundários, a partir do qual são elaboradas conclusões sobre a viabilidade do negócio.

Palavras-chave: Plano de Negócio, Investimento, Microempresa, Cerveja, Setor, Mercadoalvo, Concorrência, Pesquisa de Mercado, Estratégia, Viabilidade.

TCC – Hugo Bersot


Crime contra o Direito Autoral, previsto nos Artigos 7, 22, 24, 33, 101 a 110, e 184 a 186 (direitos do Autor formulados pela Lei 9.610/1998) e 299 (falsidade ideológica).

Skip to content