Seleção natural e as origens da comunicação entre os humanos.

Autor: Gustavo Bittencourt Pereira Lima.

Projeto Experimental apresentado por Gustavo Bittencourt Pereira Lima, matrícula 61130046, como requisito obrigatório para obtenção do título de Bacharel em Comunicação Social – habilitação Publicidade e Propaganda.

Orientador: Prof. Guilherme Nery.

RESUMO

Este trabalho trata da linguagem enquanto produto da seleção natural. Nas últimas décadas, avanços nas áreas da genética, linguística, neurobiologia, e computação possibilitaram o nascimento de um novo campo do conhecimento. Desde então, a ciência cognitiva vem realizando novas descobertas que iluminam de maneira inédita antigas questões da curiosidade humana. Entre elas, a linguagem. Somam-se ao arsenal desse novo ramo os estudos de biologia evolucionária e etologia (a investigação do comportamento animal), também aperfeiçoados pelas inovações da genética e da teoria dos jogos. O resultado é uma nova compreensão do fenômeno. Portanto, nosso objetivo é responder a seguinte pergunta: como a seleção natural favoreceu o desenvolvimento da linguagem entre os membros da espécie humana?

Palavras-chave: Linguagem; Seleção Natural; Nicho Cognitivo.

TCC – Gustavo Bittencourt


Crime contra o Direito Autoral, previsto nos Artigos 7, 22, 24, 33, 101 a 110, e 184 a 186 (direitos do Autor formulados pela Lei 9.610/1998) e 299 (falsidade ideológica).

Skip to content