As transformações na performance dos apresentadores de telejornal: um estudo de caso do RJ TV 1º Edição.

Autor: Jader Colombino Pena.

Projeto Experimental apresentado por Jader Colombino Pena como requisito parcial  obrigatório para obtenção do título de  Bacharel em Comunicação Social –  habilitação Jornalismo.

Orientador: Prof.ª.Dr.ª. Renata Rezende.

RESUMO

Considerando a força da televisão junto ao público brasileiro e as mudanças no formato, conteúdo e linguagem do telejornalismo ao longo dos anos, este trabalho tem como objetivo estudar as transformações na apresentação dos telejornais, particularmente na performance dos apresentadores. Como estudo de caso, escolhemos o telejornal RJ TV 1º Edição, exibido há 32 anos na Rede Globo de Televisão. A intenção é verificar o modo como os jornalistas se apresentam diante das câmeras se transforma, segundo as mudanças tecnológicas e na linguagem televisiva. Para embasar o trabalho são utilizados conceitos ligados à dramaturgia e expressão corporal, relacionando com o corpo e desempenho do jornalista na TV.

Palavras-chave: Telejornalismo; RJ TV 1º Edição; Apresentação de Tv; Performance;

TCC – Jader Colombino


Crime contra o Direito Autoral, previsto nos Artigos 7, 22, 24, 33, 101 a 110, e 184 a 186 (direitos do Autor formulados pela Lei 9.610/1998) e 299 (falsidade ideológica).

Skip to content