Entre rio e memória: um olhar cinematográfico sobre os impactos afetivos do rompimento da barragem da Samarco em moradores da cidade de Barra Longa, Minas Gerais.

Autor: Wesley Prado Heredia.

Projeto Experimental apresentado por Wesley Prado Heredia, matrícula 11130009, como requisito obrigatório para obtenção do título de Bacharel em Comunicação Social habilitação Jornalismo.

Orientador: Prof. Dr. Marcio Castilho.

Coorientador: Prof. Doutor Miguel Freire.

RESUMO

“Lambari” é um documentário de imersão que tem como objeto de estudo os impactos afetivos provocados pela lama da Samarco Mineradora S/A – controlada pela Vale S.A e BH Billiton- em moradores de Barra Longa, um dos municípios mineiros mais afetados pelo rompimento da barragem em Bento Rodrigues. Por quatro dias a equipe documentou o cotidiano de moradores do maior desastre ambiental da história mundial dos últimos 100 anos1, tendo como dispositivo a morada e intimidade do pescador João de Freitas. O filme de quinze minutos busca contribuir para o debate acerca da exploração predatória da terra e seus impactos para a sobrevivência humana e ambiental.

Palavras-chave: Crime Ambiental em Barra Longa; Rompimento de barragem em Bento Rodrigues; Memória; Contra-Hegemonia; Documentário Contemporâneo.

TCC – Wesley Prado

Assista ao documentário.


Crime contra o Direito Autoral, previsto nos Artigos 7, 22, 24, 33, 101 a 110, e 184 a 186 (direitos do Autor formulados pela Lei 9.610/1998) e 299 (falsidade ideológica).

Skip to content