Eu e o outro: a construção da identidade na contemporaneidade em uma análise semiótica do filme Mulan.

Autor: Patrícia Fernandes Viana Franco Castro.

Monografia apresentada ao Curso de Comunicação Social – habilitação Jornalismo da Universidade Federal Fluminense como requisito à obtenção do título de bacharel.

Orientador: Prof. Dr. Guilherme Nery Atem.

Essa pesquisa se propõe a estudar as relações entre as identidades contemporâneas e as produções da mídia, buscando compreender o processo de construção de identidade no contexto atual associado aos conceitos de Sociedade de Consumo, Cultura da Mídia e Sociedade do Espetáculo. Mais especificamente, objetiva-se analisar como narrativas clássicas são revisitadas por produtos midiáticos em um movimento de negociação entre estruturas passadas e presentes na construção de identidades coletivas ou individuais. Para tal, escolheu-se o caso do filme Mulan (Disney, 1998), inspirado no poema chinês do século VII, Ballad of Mulan. A análise é feita a partir de aspectos da Semiótica Greimasiana, tais como, o quadrado semiótico, os principais programas narrativos e os recobrimentos temático-figurativos de atores discursivos previamente selecionados.

Palavras-Chave: Contemporaneidade; Identidade; Produtos Midiáticos; Semiótica.

TCC – Patrícia Fernandes Franco