Pessimismo e jornalismo econômico no Brasil.

Autor: Felipe Pontes Teixeira.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado por  Felipe Pontes Teixeira  10930020 como requisito obrigatório para obtenção do título de  Bacharel em Comunicação Social –  habilitação Jornalismo.

Orientador: Prof.ª. Dr.ª. Sylvia Debossan Moretzsohn.

RESUMO

Busca-se delinear o quadro histórico sobre o surgimento e consolidação do jornalismo econômico no Brasil e analisar a cobertura econômica recente nos jornais de maior repercussão nacional a partir de dados quantitativos e à luz de teorias sociológicas que se dedicam às dinâmicas de produção e recepção de notícias. Pretende-se verificar a hipótese de que haja um enquadramento do noticiário em categorias cognitivas que se traduzem em uma compreensão particular da economia, embora apresentada ao público geral como tese unívoca e inquestionável. Debate-se os efeitos de tal enquadramento sobre a determinação da agenda do debate público sobre economia.

Palavras-chave: Jornalismo econômico – ideologia – agendamento – enquadramento.

TCC – Felipe Pontes


Crime contra o Direito Autoral, previsto nos Artigos 7, 22, 24, 33, 101 a 110, e 184 a 186 (direitos do Autor formulados pela Lei 9.610/1998) e 299 (falsidade ideológica).

Skip to content