Pedro Aguiar

Jornalista e professor de jornalismo na UFF. Doutor em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018). Mestre em Comunicação pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela ECO/UFRJ (2007) e cursou graduação em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (2002-2006). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Políticas e Economia política da Informação e da Comunicação (PEIC) e do GP Geografias da Comunicação da Intercom. Foi professor do Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná, em 2018, professor substituto do Departamento de Jornalismo da UERJ entre 2016 e 2017, e professor substituto de Jornalismo no IACS/UFF entre 2013 e 2015. Tem produção acadêmica concentrada sobre os temas Agências de Notícias, Jornalismo Internacional, Comunicação Sul-Sul e NOMIC. Especialização em Correspondência Internacional voltada para o Leste Europeu e ex-URSS. Tem experiência em jornalismo impresso, de agências, online, de TV e de rádio, com ênfase em Jornalismo Internacional, principalmente a cobertura do Leste Europeu, antiga Iugoslávia e ex-URSS. Realizou ainda pesquisas sobre Cinema, Ideologia, e Estética.

Entre em contato: pedroaguiar@id.uff.br