Aos calouros: Somos o GCO!

slide_home3

“UFFa”, você chegou. Este é o Departamento de Comunicação Social (GCO). Parabéns! Sabemos que para chegar até aqui você ralou muito, estudou muito e agora tenha a certeza de que todo o seu suor vai ser recompensado com aqueles que têm tudo pra serem alguns dos melhores anos da sua vida.

Vamos nos conhecer mais? Tá aí, uma boa palavra para definir o que você vai encontrar aqui: conhecimento…

O curso do Comunicação Social da Universidade Fluminense foi criado em 1968 e está consolidado como um dos melhores de sua área em todo o Brasil. Sua formação está fincada sobre dois pilares: preparação para o mercado de trabalho com estímulo à criatividade e à pesquisa e também no estímulo do raciocínio crítico por seus professores. Intrinsecamente ligados, estes dois modos de se transmitir conhecimento são prioridades na formação daqueles que escolhem o Casarão Rosa do IACS como sua “alma mater”, seja na carreira de Jornalismo ou na de Publicidade e Propaganda.

O GCO conta com o aparato humano de professores e coordenadores reconhecidos por seus trabalhos de excelência além do respaldo técnico apreciado por empregadores em qualquer lugar do país e do mundo. Entretanto, a técnica é de bom uso aliada à responsabilidade social e ao raciocínio critico, os quais a sociedade demanda daqueles em que ela investiu e investe para que se formem numa Universidade Federal como a UFF. Em tempos de profundas mudanças no mundo contemporâneo “é preciso estar atento e forte” para lidar com quaisquer demandas, sendo crítico e sem reproduzir o senso comum. Visando se distanciar desse universo, o GCO e seus professores buscam fomentar a iniciativa de cada aluno, assim como a pesquisa, porque o mundo precisa de novas ideias, ideias sustentáveis, originais e que sirvam (além de trazer boas colocações no mercado de trabalho) de inspiração.

Por isso, nós do GCO, ficamos felizes em ter você aqui, com a gente. Afirmamos que sua presença não passará despercebida e estaremos sempre prontos e aptos a otimizar suas capacidades. Tenha a certeza de que a bagagem técnica e humanística que você encontrará aqui, tendo contato com amplas áreas do conhecimento (antropologia, sociologia, psicologia, história, geografia, linguística etc.) além das já consagradas áreas de conhecimento voltadas especificamente para cada graduação (Jornalismo ou Publicidade e Propaganda) farão de você um profissional extremante capaz e crítico.

Pode chegar, seja bem-vindo. Vem ser do GCO você também

Texto de Yuri Hortz.