A compra através do riso: como o humor se apresenta na publicidade.

Autor: Hugo de Castro Nunes Senfft.

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em Comunicação Social.

Orientador: Prof. Dr. Guilherme Nery Atem.

RESUMO

Este trabalho pretende abordar a presença do humor como estratégia de persuasão no contexto publicitário e tem como proposta classificar as diferentes formas como o humor aparece nas peças e campanhas. Para isso, será necessária a fundamentação teórica, primeiramente, sobre o humor, focalizando o riso, o cômico e o chiste. Em seguida, serão trabalhadas as contribuições teóricas que associam humor e publicidade. Partindo dessa base teórica e da análise de diversas peças publicitárias, tanto audiovisuais quanto impressas, será feita a classificação dos tipos de humor, reforçada pela demonstração de exemplos. Após a classificação, um estudo de caso de uma grande campanha publicitária baseada no humor ilustra e encerra de forma prática esta pesquisa.

Palavras-chave: Humor. Publicidade. Classificação.

TCC – Hugo Senfft


Crime contra o Direito Autoral, previsto nos Artigos 7, 22, 24, 33, 101 a 110, e 184 a 186 (direitos do Autor formulados pela Lei 9.610/1998) e 299 (falsidade ideológica).

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