Autor: Maria Eduarda Sarmento Barbosa Martins.
Projeto de Pesquisa apresentado por Maria Eduarda Sarmento Barbosa Martins, matrícula 11130042, como requisito obrigatório para obtenção do título de Bacharel em Comunicação Social – habilitação Publicidade e Propaganda.
Orientador: Prof.ª. Andrea Medrado.
RESUMO
Diante de um cenário formado por diversas opções de consumo, é importante compreender de que forma se dá o comportamento do consumidor frente aos fluxos existentes entre tantas plataformas. Hoje, as marcas devem estar presentes em todos os meios possíveis, a fim de impactar seu público alvo de forma eficaz. Assim, este trabalho de conclusão de curso visa analisar o consumo multiplataforma da franquia Harry Potter, através de estudos sobre o ambiente atual da Cultura da Convergência. Para isso, além de uma pesquisa bibliográfica, foram utilizados métodos qualitativos e quantitativos, por meio de observações inspiradas na netnografia e do desenvolvimento de entrevistas fechadas, a partir de um questionário online. Dessa forma, pretende-se compreender melhor os impactos do consumo da saga como narrativa transmídia, além de observar a maneira como ocorre a migração entre plataformas por parte dos consumidores.
Palavras-chave: consumo; Harry Potter; narrativa transmídia; cultura da convergência; fãs.
Crime contra o Direito Autoral, previsto nos Artigos 7, 22, 24, 33, 101 a 110, e 184 a 186 (direitos do Autor formulados pela Lei 9.610/1998) e 299 (falsidade ideológica).