Skip to content
Escolha uma Página

Corpo Docente

Adilson Vaz Cabral Filho

Adilson Vaz Cabral Filho

Publicidade e Propaganda

lattes
email: 

Professor Titular, coordenador do Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC). Bolsista de Produtividade de Pesquisa do CNPq – nível 2 (2021-2024). Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ (2022-2025). Tem pós-doutorado em Comunicação na Universidade Carlos III de Madrid (2013) e é Doutor em Comunicação Social (2005) e Mestre em Comunicação Social (1995) pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduado em Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda, pela UFF (1992). Coordenador do grupo de pesquisa EMERGE – Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência. Integra o LaPA – Laboratório de Pesquisa Aplicada do PPGMC-UFF e o grupo de pesquisa Comuni – Núcleo de Estudos em Comunicação Comunitária e Local. Atua como vice-coordenador do GT de Políticas e Governança da Comunicação da Compolítica – Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (2023- ) e como vice-coordenador do GT de Comunicação Popular, Comunitária e Cidadania da ALAIC – Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (2024- ). Autor de livros e artigos em Políticas de Comunicação, com ênfase em Comunicação Comunitária, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas de comunicação, democratização da comunicação, apropriação social das TICs, comunicação comunitária e plataformas digitais de comunicação.

Adriana Barsotti

Adriana Barsotti

Jornalismo

lattes
email: adrianabarsotti@id.uff.br

Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF). Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio. Membro do Conselho Editorial da agência Lupa, de fact-ckecking. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e pós-graduada em Marketing pela Coppead/UFRJ (2008). Foi repórter em O Estado de S. Paulo e O Globo, chefe da sucursal do Rio de Janeiro da revista Istoé Gente, editora-assistente de política de O Globo, editora do suplemento juvenil Megazine e editora do Globo a Mais, revista para tablets e smartphones. Também foi gerente de produto de O Globo, função na qual foi responsável pelo planejamento de produtos para site, celular e tablet. Como pesquisadora, atua na área da Comunicação, com foco em jornalismo digital, desinformação, media literacy e convergência midiática. É autora dos livros “Jornalista em mutação: do cão de guarda ao mobilizador de audiência” e “Uma história da primeira página: do grito ao silêncio no jornalismo em rede”, publicados pela Editora Insular. Foi diretora da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo no biênio 2019-2021 e integra a Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec) da SBPJor

Alexandre Farbiarz

Alexandre Farbiarz

Jornalismo

lattes
email: alexandrefarbiarz@id.uff.br

Possui doutorado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Educação e Linguagem pela Universidade de São Paulo (2001) e mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Coordena grupo de pesquisa Educação para as Mídias em Comunicação – educ@midias.com. É Professor Titular, integrando o corpo docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano. Tem experiência nas áreas de Comunicação, Design e Educação, com ênfase em Mídia-Educação, mormente em gamificação de processos de aprendizagem; atuando principalmente nos seguintes temas: relações discursivas; Educação a Distância, ambientes virtuais de aprendizagem; Educação Crítica para as Mídias, Educomunicação, games em Educação e planejamento visual-gráfico

Anderson Ortiz

Anderson Ortiz

Publicidade e Propaganda (vice-coordenador)

lattes
email: andersonortiz@id.uff.br

Doutor e mestre em Comunicação Social na área de Tecnologias de Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduou-se pela Uerj em Relações Públicas e Jornalismo, com especialização em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública. É consultor em Comunicação, com experiência nas áreas de Marketing e Comunicação Organizacional, com ênfase em Pesquisa e Consultoria na área de serviços em entidades privadas e do terceiro setor. Trabalhou para organizações como Club Med, Ideafix, ISDN Talentos em TIC, Câmara de Comércio Americana, Grupo Libra, International Flavors and Fragrances, entre outras. Atuou como coordenador regional Rio de Janeiro do grupo de pesquisa Rede Brasil Conectado, centralizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente está ligado ao grupo de pesquisa ReC – Retórica do Consumo (UFF).

Andrea Hecksher

Andrea Hecksher

Publicidade e Propaganda

lattes
email: andreahecksher@id.uff.br

Doutora em Sistemas Computacionais pela COPPE/UFRJ/PEC na linha de Análise de Informação Não Estruturada (Análise de opiniões para análises de reputação de marcas, produtos e entidades). Mestrado em Sistemas Computacionais pela COPPE/UFRJ/PEC. Graduação em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela UFRJ. Professora na área de Comunicação Visual, Criação Digital e Criação Publicitária da Universidade Federal Fluminense desde 2010 e da Escola Superior de Propaganda e Marketing por 14 anos. Tem experiência profissional nos mercados gráfico, editorial, publicitário e criação para mídias digitais. Suas pesquisas e estudos situam-se, principalmente, em criação e comunicação visual digital, linguagens publicitárias em meios digitais, arte midiática, modelagem e otimização de ambientes 3D, entretenimento, novas sensorialidades, tecnologias da comunicação, análise de conteúdo digital e visualização da informação.

Bárbara Emanuel

Bárbara Emanuel

Jornalismo

lattes
email: be@id.uff.br

Doutora em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ). Master of Arts in Integrated Design pela Hochschule Anhalt (Dessau, Alemanha). Graduação em Comunicação Social  (ECO/UFRJ) e em Desenho Industrial  (ESDI/UERJ). Membro dos grupos de pesquisa Memoráveis (UFPE) e DesEduca Lab (Uerj). Pesquisa os encontros entre design, comunicação e educação.

Carla Baiense Felix

Carla Baiense Felix

Jornalismo

lattes
email: carlabaiense@id.uff.br

Pesquisadora e docente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano UFF. Lidera o grupo de pesquisa Mídias, redes e jovens: usos e apropriações em contextos digitais (CNPq 2014), investigando as novas formas de produção, circulação e consumo de informação entre as juventudes brasileiras e suas repercussões sociopolíticas e subjetivas. Foi contemplada no edital Cientista Nosso Estado da Faperj 2023 e integra o grupo emergente “Juventude e suicídio: percursos midiáticos e suas interfaces com a Educação” (Edital Faperj/2019). É doutora e mestra em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ, com pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e formada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense, com especialização em Marketing pelo Instituto Coppead/UFRJ. Atuou como editora, subeditora e repórter em jornais e revistas especializados em negócios e novas tecnologias e na coordenação de projetos editoriais para veículos online. Faz parte da Comissão Permanente de Equidade de Gênero (CPEG) da UFF, que visa à proposição de políticas públicas para equidade numa perspectiva interseccional. 

Cinthya Pires Oliveira

Cinthya Pires Oliveira

Publicidade e Propaganda

lattes
email: cinthyaoliveira@id.uff.br

Doutora em Mídia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) e em Empreendedorismo e Inovação. Há 20 anos no mercado de Comunicação, também atua na área de Educação conduzindo cursos e palestras. Trajetória envolve atuação em empresas de diferentes segmentos como Instituto de Pesquisa Kantar IBOPE Media, EBC, agência Ogilvy Mather e Grupo Bandeirantes de Comunicação, dentre outros. Integrante do EMERGE – Centro de Pesquisa e Produção em Comunicação e Emergência e do Projeto EBC Unesco – Centro de Pesquisa Aplicada, Desenvolv. e Inovação em Comunicação Pública. Editora na revista Pontos de Contato. Se interessa por estudos sobre processos de produção, audiência e envolvimento do público com os meios, métodos digitais, Economia da Indústria Criativa e Economia da atenção.

Danielle Ramos Brasiliense

Danielle Ramos Brasiliense

Jornalismo

lattes
email: 

Membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura UFRJ. Pesquisadora do IDEA/Laboratório de História dos Sistemas do Pensamento e do Núcleo de Estudos e Projetos Comunicacionais (NEPCOM/ECO/UFRJ). Pós-Doutorado na França, Université de Versailles Saint-Quentin de Yvelines no Centre d’Histoire Culturelle des Société Contemporaines. Doutora e Mestre em Comunicação e Cultura. Graduação em Jornalismo. Coordenadora do Laboratório de Mídia e Violência. Autora dos livros: “A mídia, o perverso e o gosto da violência”; “Quando o filho mata o pai: as narrativas dos crimes de parricídio que abalaram o Brasil” e “A Chacina da Candelária e as memórias narrativas de O Globo”. Pesquisas nas áreas de: mídia e cultura; sociabilidades; práticas socioculturais, identidades culturais; estigma; cultura da violência;cultura do controle e ordem social; discurso e memória; psicanálise, violência e trauma; comunicação e gênero.

Denise Tavares da Silva

Denise Tavares da Silva

Jornalismo

lattes
email: denisetavares@id.uff.br 

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano. Pós-doutora em Estudo das Práticas e Culturas da Comunicação pela PUCRS. É, junto com Renata Rezende, líder do Grupo de Pesquisa MULTIS – Núcleo de Estudos e Experimentações do Audiovisual e Multimídia, certificado pelo CNPq. É editora da Revista Mídia e Cotidiano desde 2019. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo, Mestre em Multimeios (Unicamp) e doutora em Integração Latino-Americana (PROLAM/USP). Pesquisa o Audiovisual de não-ficção no Brasil e América Latina (especialmente o documentário e produções televisivas) e as novas narrativas audiovisuais no contexto da Internet (novos formatos e gêneros) e, também, a relação do audiovisual e ciência. Foi professora da Universidade Anhembi-Morumbi, da UNIP, ESAMC e da PUC-Campinas e tem mais de 15 anos de experiência profissional como jornalista.

Eduardo Guerra Murad Ferreira

Eduardo Guerra Murad Ferreira

Publicidade e Propaganda (coordenador)

lattes
email: eduardomurad@id.uff.br

Doutor em comunicação (ECA/USP). Mestre em comunicação (ECO/UFRJ). Especialista em Marketing (ESPM/RJ), Publicitário (IACS/UFF). Profissional de comunicação e marketing, atuante na área de sustentabilidade social corporativa, responsabilidade social, diálogo social, planejamento de comunicação e marketing, comunicação organizacional, Liderança, Team Buinding, Desenvolvimento de Pessoas e Oratória. Coach (SLAC/SP), especializado em Life Coach, Líder Coach e Executive Coach, Team Coach. Facilitador Online (pela Crescimentum). Storyteller (B!Story e McSill). É sócio da consultoria Orgânica, onde desenvolve projetos de comunicação organizacional, gestão de crise, gestão de mudança e desenvolvimento de lideranças, Team Building e Liderança Comunicativa para empresas como a Andrade Gutierrez, IBGE, Queiroz Galvão, Oi e TOTVS. Coautor de: (a) Comunicação e Economia verde (Editora Editório), (b) Negociação Empresarial (Editora Saraiva), (c) Rio Circular: A cidade em pauta (Editora Autografia), (d) Comunicação organizacional: histórico, fundamentos e processos (Editora Saraiva), (e) Jornada do Trabalho Remoto (co-autor). 

Etiene Pereira Martins

Etiene Pereira Martins

Publicidade e Propaganda

lattes
email: etieneredatora@gmail.com

Doutoranda no Programa de Pós Graduação de Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestra em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestranda no Programa de Relações Étnico Raciais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro. Especialista em Comunicação e Saúde pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) (2018) Graduada nos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo Multimídia. Possui experiência profissional na área de comunicação e literatura negra. Atuou durante cinco anos como repórter na Revista Raça Brasil, chefiou a Coordenadoria de Promoção à Igualdade Racial na Prefeitura de Sabará. Atualmente integra o movimento/projeto de artes cênicas Segunda Preta e o Coletivo de Jornalista Negros e Negras Lena Santos. Pesquisa as relações étnico raciais e comunicação. Membro do grupo de Pesquisa Coragem (Grupo de Estudo em Comunicação, Raça e Gênero) da UFMG , do Grupo LECC Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ e do Grupo ORI grupo de estudo e pesquisa em raça, gênero.

Felipe Pena de Oliveira

Felipe Pena de Oliveira

Jornalismo

lattes
email: felipepena@id.uff.br

Jornalista, escritor, psicólogo e professor associado. Mestre e Doutor em Letras (Literatura Brasileira) pela PUC-Rio, com estágio pós-doutoral em semiologia da imagem na Université de Paris/Sorbonne III, sob tutoria do prof. François Jost. Autor de dez livros na área de Comunicação, entre eles “No jornalismo não há fibrose” (2012), “Teoria do Jornalismo” (2005) e Televisão e Sociedade (2002). Trabalha como jornalista de TV desde 1995, tendo passado por Manchete, UTV, Comunitária, TVE, Rede Globo e GloboNews. Foi professor visitante da Universidade de Salamanca (Espanha) e visiting scholar da New York University (EUA). É coordenador do grupo de pesquisa Teorias do Jornalismo da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

Fernanda Ferreira de Abreu

Fernanda Ferreira de Abreu

Publicidade e Propaganda

lattes
email: 

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (2004) e mestrado em Ciência da Arte pela mesma instituição (2011). É doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Tem experiência como profissional de mídia – com ênfase em pesquisa e planejamento – em agências de publicidade, e como professora de marketing, pesquisa de mercado e mídia

Flavia Clemente de Souza

Flavia Clemente de Souza

Jornalismo (diretora de unidade)

lattes
email: flaviaclemente@id.uff.br

Diretora do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC). Graduada em Jornalismo (UFF), mestre em Comunicação (PPGCOM/UFF) e doutora em Linguística (POSLING/UFRJ). Sua experiência profissional inclui as áreas de Comunicação Institucional e Assessoria de Imprensa. Pesquisa, atualmente, as questões relacionadas à memória institucional, às narrativas discursivas que se constituem no território das relações da imprensa com as instituições, sejam elas públicas e/ou privadas, com foco, especialmente, na área de assessoria de comunicação e mídias sociais, em abordagem que problematiza seus produtos e processos, considerando o atual cenário das plataformas digitais. Lidera o grupo de pesquisas Comunicação Institucional e suas Interfaces e coordena o projeto de extensão Observatório das Fontes de Informação Pública.

Geisa Rodrigues Leite da Silva

Geisa Rodrigues Leite da Silva

Publicidade e Propaganda

lattes
email: geisarodrigues@id.uff.br

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2002) e Doutorado em Letras pela PUC-Rio(2011). Desenvolveu pesquisa de pós-doutoramento na Universidade Iberoamericana de Puebla- México em 2023. 

Guilherme Bento de Faria Lima

Guilherme Bento de Faria Lima

Publicidade e Propaganda

lattes
email: limaguilherme@id.uff.br

Doutor em Comunicação Social pela PUC-Rio – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduado em Comunicação Social – Publicidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Profissional com experiência de produção de conteúdo em empresas nacionais e internacionais, atuantes na área de Comunicação, Entretenimento, Conhecimento e Informação. Experiência em edição e montagem de imagem e som em diferentes plataformas. 

Guilherme Nery Atem

Guilherme Nery Atem

Publicidade e Propaganda

lattes
email: gnery@id.uff.br

Possui graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (1995); especialização em Filosofia Contemporânea pela PUC-Rio (1997); mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000); mestrado em Letras / Lingüística pela UERJ (2009); doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e Pós-Doutorado em Letras / Linguística pela UERJ (2013-2014). Tem experiência na área de Comunicação Social, com ênfase em Filosofia e Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, semiótica e teorias da linguagem, análise do discurso, publicidade e propaganda, linguagem publicitária. Co-líder do Grupo de Pesquisa “ReC: Retórica do Consumo” (UFF/CNPq). É vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de Publicidade (ABP2). 

Helen Pinto de Britto Fontes

Helen Pinto de Britto Fontes

Jornalismo (vice-coordenadora)

lattes
email: brittohelen@id.uff.br

Doutora em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro -UERJ (2022). Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2011). É coordenadora do projeto de extensão Webradio Nas Ondas do IACS. Membro do grupo de pesquisa “Mídias, redes e jovens: usos e apropriações em contextos digitais”, vinculado ao curso de graduação em Jornalismo e à Pós-graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Membro do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor), vinculado à Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Membro do Grupo de Rádio e Midia Sonora, da Intercom. Integrante do Conselho Curador da Rádio UFRJ. Jornalista e Radialista, atuante há mais de 30 anos nas áreas de Comunicação, com ênfase em Comunicação Empresarial, Jornalismo, Rádio e Locução, e experiência profissional em emissoras de rádio, TV, jornais impressos e assessorias de imprensa e de comunicação, nos setores público e privado. MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-Graduada (Lato Sensu) em Assessoria de Comunicação, com ênfase em Imprensa, pela Universidade Estácio de Sá, e Graduada em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Gama Filho. Autora do livro “Rádios Jovens em Disputa pela Audiência”, editado pelo Selo Editorial PPGCom-UFMG, 2023.

Jader Lucio da Silva Junior

Jader Lucio da Silva Junior

Publicidade e Propaganda

lattes
email: jaderj@id.uff.br

Doutorando e mestre em Mídia e Cotidiano pelo PPGMC – UFF. Especialista em Pedagogia Educacional e MBA em Gestão de Negócios pela Universidade Cândido Mendes. Bacharel em Cinema e Audiovisual pela UFF. Membro do Grupo de Pesquisa “educ@midia.com”. Possui larga experiência profissional em educação transmídia e pesquisas nas relações de influência na educação por meio de redes sociais. Seu atual interesse de pesquisa está na relação entre as mídias sociais digitais e as práticas cotidianas, pensando a influência dessas mídias nos processos de subjetivação e produção de identidades.

José Cláudio Castanheira

José Cláudio Castanheira

Publicidade e Propaganda

lattes
email: 

Doutor em comunicação pela Universidade Federal Fluminense, com estágio doutoral na McGill University – Canadá. É professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará. É líder do grupo de pesquisa GEIST (Grupo de Estudos em Imagens, Sonoridades e Tecnologias) – CNPq. Pesquisador nas áreas de cultura digital, música, estudos do som e cinema.

Larissa de Morais Ribeiro Mendes

Larissa de Morais Ribeiro Mendes

Jornalismo

lattes
email: larissamorais@id.uff.br

Professora do Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC). Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela ECO/UFRJ (1996), é mestre em Comunicação pela PUC-Rio (2006) e doutora na mesma área pela UFF (2012). Concluiu em 2024 pesquisas pós-doutorais na Universidade do Minho e na PUC-Rio, sobre a influência do capital financeiro em veículos econômicos do Brasil e de Portugal. Como jornalista, trabalhou na reportagem, coordenação e edição de diversos veículos de mídias impressas e digitais, entre eles Jornal do Brasil, O Globo, Globo On Line e Jornal do Commercio. É coordenadora dos projetos de extensão Controversas UFF/Prêmio Controversas de Jornalismo e Mídias, Redes e Jovens em Conexão; e coordenadora adjunta do grupo de pesquisas Mídias, Redes e Jovens. Faz parte da equipe de edição da Revista Mídia e Cotidiano

Lilian Soares Pinto de Souza Ribeiro

Lilian Soares Pinto de Souza Ribeiro

Publicidade e Propaganda

lattes
email: lilian_ribeiro@id.uff.br

Doutorado em Cinema e Audiovisual no PPGCine da Universidade Federal Fluminense (2021), Mestrado em Ciência da Arte também pela UFF. (2009). Possui graduação em Comunicação pela Universidade Gama Filho (1981), graduação em Direito pela Universidade Cândido Mendes (1990). É Coordenadora do Laboratório de Comunicação Integrada – VITAMINA UFF. Professora do MBA de Marketing Empresarial da UFF. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Planejamento, Mídia e Pesquisa. 

Luana Inocêncio

Luana Inocêncio

Publicidade e Propaganda

lattes
email: luanainocencio@id.uff.br

Doutora em Comunicação (PPGCOM/UFF), com ênfase em Estéticas e Tecnologias da Comunicação. Pós-graduada em Design de Jogos Digitais (UNESA), com Master em Graphic Design (CalArts) e Mestrado em Comunicação e Culturas Midiáticas (UFPB). Coordenadora da Agência Experimental LACCRI – Laboratório de Comunicação. É coordenadora do Grupo de Pesquisa LACCRI (CNPq) e Coordenadora do GT Comunicação Multimídia do Intercom Júnior. Possui 13 anos de experiência em agências de publicidade e veículos de comunicação como Diretora de Criação, Coordenadora de Criação Digital e Redatora, atendendo a clientes internacionais e nacionais, sobretudo dos setores de alta tecnologia, mercado editorial, eventos, cultura pop e entretenimento. Desenvolve estudos sobre: direção de arte e design de ativismo; cultura digital e estéticas em plataformas; cultura do cancelamento e mobilizações online; gênero, raça e identidade em fandoms em rede; publicidade e consumo online.

Maíra Gonçalves Lacerda

Maíra Gonçalves Lacerda

Publicidade e Propaganda (subchefe de departamento)

lattes
email: maira_lacerda@id.uff.br

Doutora (2018) e mestre (2013) em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Realizou pesquisa de Pós-doutoramento na PUC-Rio, com bolsa pelo CNPq (2019), que incluiu estágio no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro Portugal. Possui graduação em Desenho Industrial – Comunicação Visual pela PUC-Rio (2008). Professora da Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC). Vice-coordenadora do Grupo de pesquisa Educação para as Mídias em Comunicação educ@mídias.com, também pertencente ao PPGMC. Pesquisadora do Laboratório Linguagem, Interação e Construção de Sentidos (LINC Design), da PUC-Rio. Participa do Grupo de estudos Design na leitura de Sujeitos e Suportes em Interação (DeSSIn) da PUC-Rio. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: design gráfico, design da informação, design editorial, design de livros, ilustração, webdesign e animação.

Marcio de Souza Castilho

Marcio de Souza Castilho

Jornalismo (coordenador)

lattes
email: mcastilho@id.uff.br

Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Comunicação, Imagem e Informação pela Universidade Federal Fluminense. Tem pós-doutorado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com pesquisa sobre a produção editorial durante o processo de abertura política no Brasil (1974-1985), com ênfase nas obras de não-ficção apuradas e redigidas por jornalistas brasileiros. Autor do livro “Sob o império do arbítrio: Prêmio Esso, imprensa e ditadura” (Alameda, 2019), que discute a relação entre jornalismo e Estado autoritário brasileiro (1964-1978). Desenvolve pesquisas no campo da violência, espaço público e cidadania em sua interface com estudos de comunicação, tendo como área de interesse também a discussão sobre mídia e produção discursiva contra-hegemônica.

Marco André Feldman Schneider

Marco André Feldman Schneider

Jornalismo

lattes
email: marco_feldman@id.uff.br 

Cientista do Nosso Estado Faperj. Beneficiário Recurso Universal CNPq 10/2023 Grupos Consolidados. Pesquisador titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGCI-Ibict/ECO-UFRJ e do Programa de Pós-Graduação Mídia e Cotidiano – PPGMC-UFF. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP-2008). Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ-2003). Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Produção Editorial (ECO-UFRJ-1999). Possui estágio pós-doutoral em Estudos Culturais, pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-2012). Interesses atuais de pesquisa: ética; epistemologia; economia política da informação, da comunicação e da cultura; desinformação; competência crítica em informação; literacia midiática. Líder do grupo de pesquisa Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i). Coordenador da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD); da Rede Coinfo; da Rede de Estudos da Ciência da Informação sobre Desinformação (Recides); da Rede de Intelectuais e Artistas Independentes em Defesa da Humanidade (Redh); e da Rede Mussi (Rede Franco-Brasileira de Pesquisadores em Mediações e Usos Sociais de Saberes e Informação). Integrante dos grupos de pesquisa Estudos críticos em informação e organização social (Escritos) e Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência (Emerge). Integrante do Laboratório em Rede de Humanidades Digitais (Larhud). Editor da Liinc em Revista e da International Review of Information Ethics (IRIE). 

Mario Rubens Carneiro

Mario Rubens Carneiro

Publicidade e Propaganda

lattes
email: 

Doutor e Mestre em Administração (PUC-Rio), MBA em Marketing Estratégico, bacharel em Comunicação Social (UFRJ). Certificado pela Academia Brasileira de Neuromarketing. Consultor, professor na FGV (MBA) e pesquisador na UFRJ. Mais de 20 anos de experiência em organizações multinacionais, nacionais de grande porte e consultorias

Michele Pucarelli

Michele Pucarelli

Jornalismo

lattes
email: michelepucarelli@id.uff.br

Doutor em Artes Visuais – História e Teoria da Arte (PPGAV/UFRJ); Mestre em Comunicação e Cultura (PPGCOM/UFRJ). Especialista em Fotografia e Imagem (IUPERJ/UCAM). Professor do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano PPGMC/UFF. Pesquisador do Grupo de Pesquisa MULTIS – Núcleo de Estudos e Experimentações do Audiovisual e Multimídia (CNPq). Coordenador do Projeto de Pesquisa: Fotografia, Fotojornalismo e Inteligência Artificial: desconfianças e expectativas de uma relação inevitável. Coordenador do Projeto de Extensão Universitário LIEX – Laboratório de Imagens Expandidas. Interesses de pesquisa: Fotojornalismo e Inteligência Artificial; Questão da técnica e da tecnologia das imagens na produção de sentidos; Fotografia e fotojornalismo brasileiro e latino-americano contemporâneo; Processos de construção de identidade e memória viusal. Trabalhou como repórter-fotográfico para os veículos de comunicação: O Globo, O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde e Vejinha-Rio. 

Pablo Nabarrete Bastos

Pablo Nabarrete Bastos

Publicidade e Propaganda

lattes
email: pablobastos@id.uff.br

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF). Doutor em Ciências da Comunicação, linha de pesquisa de Comunicação, Cultura e Cidadania, pela ECA-USP. Pós-doutorado (visitant researcher) na Universidade de Westminster (2024), em Londres, com bolsa PDE do CNPq. Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Economia PROPEC/POSGRAP da Universidade Federal de Sergipe (2024-2025). Pós-doutorado no Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017-2019). Coordenador pedagógico do Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social (LACCOPS). Autor do livro “Marcha Dialética do MST: Formação e comunicação política entre campo e cidade”. Pesquisa hegemonia, contra-hegemonia, hegemonia popular, Economia Política da Comunicação (EPC), comunicação e marxismo, teoria crítica, América Latina, engajamento, plataformização, movimentos sociais, comunicação popular e comunitária.

Patrícia Gonçalves Saldanha

Patrícia Gonçalves Saldanha

Publicidade e Propaganda

lattes
email: patriciasaldanha@id.uff.br

Membro Permanente do PPGMC – UFF (Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano). Fundadora e atual Líder do LACCOPS (Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social). Experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda e Comunicação Comunitária. Coordenação de Eventos e Editoração e Produção Audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão humanista no social, comunicação contra-hegemônica, Publicidade Social (comunitária, afirmativa, de interesse público, transversal, de causa), Planejamento Estratégico e de Campanha Publicitária. Mestrado em COMUNICAÇÃO E CULTURA(2003) e doutorado em COMUNICAÇÃO E CULTURA (2009) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-doc em COMUNICAÇÃO E CULTURA (Publicidade Sensorial), além de especializações no Baruch College (NY/EUA). Graduação em Publicidade e Propaganda com significativa experiência no mercado profissional.

Rachel Bertol Domingues

Rachel Bertol Domingues

Jornalismo

lattes
email: rachelbertol@id.uff.br

Professora no quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC). Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ (2016), com estágio doutoral na Universidade de Princeton (EUA). Pós-Doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), da Universidade de São Paulo (USP; 2024). Lidera o grupo de pesquisa Tempos: Temporalidade dos Meios Comunicacionais, Linguagem e Cotidiano, do PPGMC-UFF, e o projeto de extensão Reconfigurações Jornalísticas, que integra a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD). Atua no Conselho Curador da RNCD. É criadora e coordenadora da Rede Jornalismo UFF de Integridade da Informação, grupo PET (Programa de Educação Tutorial – MEC). Pesquisadora Faperj – Edital APQ1. Integra a diretoria da Associação Brasileira de História da Mídia – Alcar (2023-27) como coordenadora da seção Sudeste. É coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de História do Jornalismo da Alcar Nacional. É pesquisadora também dos grupos Mídia, Memória e Temporalidades (Memento), da UFRJ, assim como do grupo Imprensa e Circulação de Ideias: o papel dos periódicos nos séculos XIX e XX e da Rede de História Latino-Americana da Mídia (Rehlam). Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela UFRJ (1993) e Mestrado em Comunicação e Cultura pela mesma universidade (2003). Interessa-se pela historicidade e temporalidades nos processos comunicacionais, história dos meios, teoria das mídias, práticas jornalísticas (incluindo tópicos de desinformação e negacionismo) e circuitos editoriais. É autora de “Trincheiras da Crítica Literária: O crítico José Veríssimo nos circuitos jornalísticos da belle époque carioca” (2022).  Atuou por mais de 20 anos como jornalista na grande imprensa, em veículos como O Globo, Valor Econômico e o francês Le Monde. 

Renata de Rezende Ribeiro

Renata de Rezende Ribeiro

Jornalismo

lattes
email: renatarezende@id.uff.br

Professora do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF). Doutora em Comunicação e mestre em Comunicação, Imagem e Informação, ambos pela UFF. Realizou pesquisas de pós-doutorado na Université René Descartes – Sorbonne/ Paris V (FRA), entre 2017 e 2018, e também na Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), entre 2013 e 2015. Professora e pesquisadora visitante na Université Paris 12 (UPEC) em 2023 e 2024, e na Université Montpellier 3, em 2024. Autora dos livros “A morte midiatizada” (indicado ao Prêmio Jabuti 2016), “Mídias e Divulgação Científica”, “Protagonismo Midiático e Pandemia: atravessar ruínas, reencantar o mundo” (em co-autoria com Denise Tavares) e “Emoções e Razões Midiáticas: narrativas e imagens nas redes sociais e no audiovisual”( em autoria com Denise Tavares e Cristiane Freitas Gutfreind). Jornalista, formada pela Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência em narrativas audiovisuais e multimídias.  Pesquisadora do Multis – Núcleo de Estudos e Experimentações do Audiovisual no Contexto Multimídia e coordenadora do LEA ( Laboratório de Experimentos Audiovisuais), onde desenvolve pesquisas nas áreas do audiovisual, multimídia, narrativas e redes sociais digitais.

Romulo Normand Correa

Romulo Normand Correa

Jornalismo (chefe de departamento)

lattes
email: romulocorrea@id.uff.br

Possui doutorado em Memória Social pela UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2019); mestrado em Psicologia Social pela Universidade Gama Filho (2001); e graduação em Jornalismo pela Faculdade da Cidade (1993). Desde julho de 2019 é membro do LACCOPS – Laboratório de Pesquisa em Comunicação Comunitária e Publicidade Social. Como fotógrafo, publicou dois livros e participou de diversas exposições