Escolha uma Página

Docentes

Alexandre Farbiarz

Alexandre Farbiarz

Jornalismo

lattes

alexandrefarbiarz@id.uff.br

Possui doutorado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Educação e Linguagem pela Universidade de São Paulo (2001) e mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Coordena grupo de pesquisa Educação para as Mídias em Comunicação – educ@midias.com. É Professor Titular do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, integrando o corpo docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano e professor do Curso de Jornalismo. Tem experiência nas áreas de Comunicação, Design e Educação, com ênfase em Mídia-Educação, mormente em gamificação de processos de aprendizagem; atuando principalmente nos seguintes temas: relações discursivas; Educação a Distância, ambientes virtuais de aprendizagem; Educação Crítica para as Mídias, Educomunicação, games em Educação e planejamento visual-gráfico.

Adriana Barsotti

Adriana Barsotti

Jornalismo

lattes

adrianabarsotti@id.uff.br

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio e mestre em Comunicação Social pela mesma instituição (2012). Membro do Conselho Editorial da agência Lupa, de fact-checking. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e pós-graduada em Marketing pela Coppead/UFRJ (2008). Foi repórter em O Estado de S. Paulo e O Globo, chefe da sucursal do Rio de Janeiro da revista Istoé Gente, editora-assistente de política de O Globo, editora do suplemento juvenil Megazine e editora do Globo a Mais, revista para tablets e smartphones. Também foi gerente de produto de O Globo, função na qual foi responsável pelo planejamento de produtos para site, celular e tablet. Como pesquisadora, atua na área da Comunicação, com foco em jornalismo digital, desinformação, media literacy e convergência midiática. É autora dos livros “Jornalista em mutação: do cão de guarda ao mobilizador de audiência” e “Uma história da primeira página: do grito ao silêncio no jornalismo em rede”, publicados pela Editora Insular. Integra a Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec) da SBPJor.

Adilson Cabral

Adilson Cabral

Comunicação Social Publicidade

lattes

acabral@id.uff.br

Coordenador do PPGMC (2024- ). Bolsista de Produtividade de Pesquisa do CNPq – nível 2 (2021-2024). Tem pós-doutorado em Comunicação na Universidade Carlos III de Madrid (2013) e é Doutor em Comunicação Social (2005) e Mestre em Comunicação Social (1995) pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduado em Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda, pela UFF (1992). Coordenador do grupo de pesquisa EMERGE – Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência. Integra o LaPA – Laboratório de Pesquisa Aplicada do PPGMC-UFF e o grupo de pesquisa Comuni – Núcleo de Estudos em Comunicação Comunitária e Local. Professor visitante da University of Texas at Austin (Texas, EUA, 2022, com bolsa da Comissão Fulbright) e da Universidade Adis-Adria (Klagenfurt, Áustria, 2020). Associado da ULEPICC Brasil – Capitulo brasileiro da União Latina da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura. Autor de livros e artigos em Políticas de Comunicação, com ênfase em Comunicação Comunitária, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas de comunicação, democratização da comunicação, apropriação social das TICs, comunicação comunitária e plataformas digitais de comunicação.

Anderson Ortiz

Anderson Ortiz

Comunicação Social Publicidade, vice coordenador de curso

lattes

andersonortiz@id.uff.br

Doutor e mestre em Comunicação Social na área de Tecnologias de Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduou-se pela Uerj em Relações Públicas e Jornalismo, com especialização em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública. Lecionou na graduação dos cursos de Comunicação Social das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É consultor em Comunicação, com experiência nas áreas de Marketing e Comunicação Organizacional, com ênfase em Pesquisa e Consultoria na área de serviços em entidades privadas e do terceiro setor. Trabalhou para organizações como Club Med, Ideafix, ISDN Talentos em TIC, Câmara de Comércio Americana, Grupo Libra, International Flavors and Fragrances, entre outras. Atualmente está ligado ao grupo de pesquisa ReC – Retórica do Consumo (UFF).

Andrea Hecksher

Andrea Hecksher

Comunicação Social Publicidade

lattes

andreahecksher@id.uff.br 

Doutora em Sistemas Computacionais pela COPPE/UFRJ/PEC na linha de Análise de Informação Não Estruturada (Análise de opiniões para análises de reputação de marcas, produtos e entidades). Mestrado em Sistemas Computacionais pela COPPE/UFRJ/PEC. Graduação em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela UFRJ. Professora na área de Comunicação Visual, Criação Digital e Criação Publicitária da Universidade Federal Fluminense desde 2010 e da Escola Superior de Propaganda e Marketing por 14 anos. Tem experiência profissional nos mercados gráfico, editorial, publicitário e criação para mídias digitais. Suas pesquisas e estudos situam-se, principalmente, em torno dos seguintes temas: criação e comunicação visual digital, linguagens publicitárias em meios digitais, arte midiática, modelagem e otimização de ambientes 3D, entretenimento, novas sensorialidades, tecnologias da comunicação, análise de conteúdo digital e visualização da informação.

Bárbara Emanuel

Bárbara Emanuel

Jornalismo

lattes

be@id.uff.br

Doutora em Design pela Esdi/Uerj, Master of Arts in Integrated Design pela Hochschule Anhalt (Alemanha), graduada em Comunicação Social pela ECo/UFRJ e em Design pela Esdi/Uerj. Designer com experiência em comunicação visual para espetáculos e mercado editorial. Pesquisa encontros entre o design, a comunicação e a educação. Membro do grupo de pesquisa Memoráveis: manifestações gráficas afetivas e do DesEduca Lab Laboratório de Design e Educação.

Carla Baiense

Carla Baiense

Jornalismo

lattes

carlabaiense@id.uff.br

Lidera o grupo de pesquisa Mídias, redes e jovens: usos e apropriações em contextos digitais, investigando as novas formas de produção, circulação e consumo de informação entre as juventudes brasileiras e suas repercussões sociopolíticas e subjetivas. Integra o grupo emergente “Juventude e suicídio: percursos midiáticos e suas interfaces com a Educação” (Edital Faperj/2019). É doutora e mestra em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ, com pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e formada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense, com especialização em Marketing pelo Instituto Coppead/UFRJ. Atuou como editora, subeditora e repórter em jornais e revistas especializados em negócios e novas tecnologias e na coordenação de projetos editoriais para veículos online. Faz parte da Comissão Permanente de Equidade de Gênero (CPEG) da UFF, que visa à proposição de políticas públicas para equidade numa perspectiva interseccional.

Danielle Brasiliense

Danielle Brasiliense

Jornalismo

lattes

Pós-Doutorado na França, Université de Versailles Saint-Quentin de Yvelines no Centre d’Histoire Culturelle des Société Contemporaines. Doutora e Mestre em Comunicação e Cultura. Graduação em Jornalismo. Coordenadora do Laboratório de Mídia e Violência. Autora dos livros: “A mídia, o perverso e o gosto da violência”; “Quando o filho mata o pai: as narrativas dos crimes de parricídio que abalaram o Brasil” e “A Chacina da Candelária e as memórias narrativas de O Globo”. Pesquisas nas áreas de: mídia e cultura; sociabilidades; práticas socioculturais, identidades culturais; estigma; cultura da violência;cultura do controle e ordem social; discurso e memória; psicanálise, violência e trauma; comunicação e gênero. Membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura UFRJ. Pesquisadora do IDEA/Laboratório de História dos Sistemas do Pensamento e do Núcleo de Estudos e Projetos Comunicacionais (NEPCOM/ECO/UFRJ).

Denise Tavares

Denise Tavares

Jornalismo

lattes

denisetavares@id.uff.br

Pós-doutora em Estudo das Práticas e Culturas da Comunicação pela PUCRS. É, junto com Renata Rezende, líder do Grupo de Pesquisa MULTIS – Núcleo de Estudos e Experimentações do Audiovisual e Multimídia, certificado pelo CNPq. É editora da Revista Mídia e Cotidiano desde 2019. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo, Mestre em Multimeios (Unicamp) e doutora em Integração Latino-Americana (PROLAM/USP). Pesquisa o Audiovisual de não-ficção no Brasil e América Latina (especialmente o documentário e produções televisivas) e as novas narrativas audiovisuais no contexto da Internet (novos formatos e gêneros) e, também, a relação do audiovisual e ciência. É autora de diversos artigos e capítulos de livro e da obra “Documentário Biográfico: recriar uma vida nas telas”. Também organizou várias coletâneas, entre as quais “Mídias Divulgação Científica” e “Protagonismo Midiático e Pandemia – Atravessar Ruínas: Reencantar o Mundo” (com R. Rezende); “Emoções e Razões Midiáticas” (com R. Rezende; C. F. Gutfriend); “Mídia e Cotidiano na Educação Básica – Olhares sobre o Letramento Midiático (com A. Farbiarz e W. Alves); “Audiovisual e América Latina: estudos comparados” (com E. Altman, M. Prioste e M. de Bragança). Foi professora da Universidade Anhembi-Morumbi, da UNIP, ESAMC e da PUC-Campinas e tem mais de 15 anos de experiência profissional como jornalista. Também é poeta e autora do livro “Encontros – quase poesia” e do livro infantil “O Gato da Clara”, ilustrado por Pérola Amaral.

Eduardo Murad

Eduardo Murad

Comunicação Social Publicidade, coordenador de curso

lattes

eduardomurad@id.uff.br

Doutor em comunicação (ECA/USP). Mestre em comunicação (ECO/UFRJ). Especialista em Marketing (ESPM/RJ), Publicitário (IACS/UFF). Profissional de comunicação e marketing, atuante na área de sustentabilidade social corporativa, responsabilidade social, diálogo social, planejamento de comunicação e marketing, comunicação organizacional, Liderança, Team Buinding, Desenvolvimento de Pessoas e Oratória. Desenvolveu projetos de investimento social e gestão de impacto de empresas como Shell, Vale do Rio Doce, Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Portal do Voluntário e Accenture. Coach (SLAC/SP), especializado em Life Coach, Líder Coach e Executive Coach, Team Coach. Facilitador Online (pela Crescimentum). Storyteller (B!Story e McSill). Consultor associado do Ideia Café, onde realizou projetos em comunicação e estratégia para clientes como DNV, Geosoft, Projac Globo/RJ e CSU. É sócio da consultoria Orgânica, onde desenvolve projetos de comunicação organizacional, gestão de crise, gestão de mudança e desenvolvimento de lideranças, Team Building e Liderança Comunicativa para empresas como a Andrade Gutierrez, IBGE, Queiroz Galvão, Oi e TOTVS. Desenvolveu e implantou, pela ONU, em parceria com o Ministério de Relações Internacionais Brasileiro, projeto de grade de programação e estrutura comercial da TV e da Rádio governamental de São Tomé e Príncipe África. Coautor de: (a) Comunicação e Economia verde (Editora Editório), (b) Negociação Empresarial (Editora Saraiva), (c) Rio Circular: A cidade em pauta (Editora Autografia), (d) Comunicação organizacional: histórico, fundamentos e processos (Editora Saraiva), (e) Jornada do Trabalho Remoto (co-autor). Parecerista de revistas e congressos na área de comunicação.

Felipe Pena

Felipe Pena

Jornalismo

lattes

felipepena@id.uff.br

Jornalista, escritor, psicólogo. Mestre e Doutor em Letras (Literatura Brasileira) pela PUC-Rio, com estágio pós-doutoral em semiologia da imagem na Université de Paris/Sorbonne III, sob tutoria do prof. François Jost. Autor de dez livros na área de Comunicação, entre eles “No jornalismo não há fibrose” (2012), “Teoria do Jornalismo” (2005) e Televisão e Sociedade (2002). Trabalha como jornalista de TV desde 1995, tendo passado pelas seguintes emissoras: Manchete, UTV, Comunitária, TVE, Rede Globo e GloboNews. Foi professor visitante da Universidade de Salamanca (Espanha) e visiting scholar da New York University (EUA). Atuou como Sub-Reitor da Universidade Estácio de Sá, onde foi diretor da Faculdade de Comunicação Social e coordenador da pós-graduação em telejornalismo e em jornalismo cultural. É autor dos romances que compõem a “Trilogia do Campus”, publicados pela editora Record entre 2010 e 2012. Dirigiu o documentário “Se essa vila não fosse minha”, sobre a remoção das 530 famílias da comunidade Vila Autódromo para a construção do Parque Olímpico Rio 2016. É coordenador do grupo de pesquisa Teorias do Jornalismo da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

Flavia Clemente

Flavia Clemente

Jornalismo, diretora da unidade

lattes

flaviaclemente@id.uff.br

Graduada em Jornalismo (UFF), mestre em Comunicação (PPGCOM/UFF) e doutora em Linguística (POSLING/UFRJ). Sua experiência profissional inclui as áreas de Comunicação Institucional e Assessoria de Imprensa. Pesquisa, atualmente, as questões relacionadas à memória institucional, às narrativas discursivas que se constituem no território das relações da imprensa com as instituições, sejam elas públicas e/ou privadas, com foco, especialmente, na área de assessoria de comunicação e mídias sociais, em abordagem que problematiza seus produtos e processos, considerando o atual cenário das plataformas digitais. Lidera o grupo de pesquisas Comunicação Institucional e suas Interfaces e coordena o projeto de extensão Observatório das Fontes de Informação Pública.

Geisa Rodrigues

Geisa Rodrigues

Comunicação Social Publicidade

lattes

geisarodrigues@id.uff.br

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2002) e Doutorado em Letras pela PUC-Rio(2011). Desenvolveu pesquisa de pós-doutoramento na Universidade Iberoamericana de Puebla- México em 2023.

Guilherme Lima

Guilherme Lima

Comunicação Social Publicidade

lattes

limaguilherme@id.uff.br

Doutor em Comunicação Social pela PUC-Rio – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduado em Comunicação Social – Publicidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Profissional com experiência de produção de conteúdo em empresas nacionais e internacionais, atuantes na área de Comunicação, Entretenimento, Conhecimento e Informação. Experiência em edição e montagem de imagem e som em diferentes plataformas. Percepção aguçada e olhar crítico diante das imagens.

Guilherme Nery

Guilherme Nery

Comunicação Social Publicidade

lattes

gnery@id.uff.br

Possui graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (1995); especialização em Filosofia Contemporânea pela PUC-Rio (1997); mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000); mestrado em Letras / Lingüística pela UERJ (2009); doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e Pós-Doutorado em Letras / Linguística pela UERJ (2013-2014). Tem experiência na área de Comunicação Social, com ênfase em Filosofia e Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, semiótica e teorias da linguagem, análise do discurso, publicidade e propaganda, linguagem publicitária e discursos de ódio como propaganda ideológica. Co-líder do Grupo de Pesquisa “ReC: Retórica do Consumo” (UFF/CNPq). É vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de Publicidade (ABP2).

Helen Britto

Helen Britto

Jornalismo, vice coordenadora de curso

lattes

brittohelen@id.uff.br 

Doutora em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro -UERJ, Brasil (2022). Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Brasil (2011). É coordenadora do projeto de extensão Webradio Nas Ondas do IACS, do projeto de ensino e extensão Livros Falados e do projeto de extensão interinstitucional Memória Sonora/ConJor- UFOP. Membro do grupo de pesquisa “Mídias, redes e jovens: usos e apropriações em contextos digitais” (UFF) e do grupo de pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor), vinculado à Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Membro do Grupo de Rádio e Midia Sonora, da Intercom. Integrante do Conselho Curador da Rádio UFRJ. Jornalista e Radialista, atuante há mais de 30 anos nas áreas de Comunicação, com ênfase em Comunicação Empresarial, Jornalismo, Rádio e Locução, e experiência profissional em emissoras de rádio, TV, jornais impressos e assessorias de imprensa e de comunicação, nos setores público e privado. MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-Graduada (Lato Sensu) em Assessoria de Comunicação, com ênfase em Imprensa, pela Universidade Estácio de Sá, e Graduada em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Gama Filho. Co-autora de capítulos publicados nos livros: “Jornalismo-laboratório: impressos” e “Jornalismo-laboratório: rádio”, organizados por Demetrio de Azeredo Soster e Mirna Tonus, e editados pela Edunisc, nos anos de 2013 e 2014, respectivamente. Co-autora do capítulo “Rio de Janeiro” no livro “Migração do rádio AM para o FM”, organizado por Nair Prata e Nélia R. Del Bianco, editado pela Insular, no ano de 2018. Autora do livro “Rádios Jovens em Disputa pela Audiência”, editado pelo Selo Editorial PPGCom-UFMG, no ano de 2023.

José Claudio Castanheira

José Claudio Castanheira

Comunicação Social Publicidade

lattes

jcastanheira@id.uff.br

Doutor em comunicação pela Universidade Federal Fluminense, com estágio doutoral na McGill University – Canadá. É líder do grupo de pesquisa GEIST (Grupo de Estudos em Imagens, Sonoridades e Tecnologias) – CNPq. Pesquisador nas áreas de cultura digital, música, estudos do som e cinema. É professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará.

Larissa Morais

Larissa Morais

Jornalismo

lattes

larissamorais@id.uff.br

Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela ECO/UFRJ (1996), é mestre em Comunicação pela PUC-Rio (2006) e doutora na mesma área pela UFF (2012). Concluiu em 2024 pesquisas pós-doutorais na Universidade do Minho e na PUC-Rio, sobre a influência do capital financeiro em veículos econômicos do Brasil e de Portugal. Como jornalista, trabalhou na reportagem, coordenação e edição de diversos veículos de mídias impressas e digitais, entre eles Jornal do Brasil, O Globo, Globo On Line e Jornal do Commercio. No doutorado pesquisou o lugar do leitor no jornalismo contemporâneo, com um estudo sobre o jornal O Globo, e no mestrado analisou a influência dos blogs de notícias na renovação da mídia tradicional. É coordenadora dos projetos de extensão Controversas UFF/Prêmio Controversas de Jornalismo e Mídias, Redes e Jovens em Conexão, oferecidos na graduação em Jornalismo da UFF, e coordenadora adjunta do grupo de pesquisas Mídias, Redes e Jovens. Faz parte da equipe de edição da Revista Mídia e Cotidiano.

Lilian Ribeiro

Lilian Ribeiro

Comunicação Social Publicidade

lattes

lilian_ribeiro@id.uff.br

Doutorado em Cinema e Audiovisual no PPGCine da Universidade Federal Fluminense (2021), Mestrado em Ciência da Arte também pela UFF. (2009). Possui graduação em Comunicação pela Universidade Gama Filho (1981), graduação em Direito pela Universidade Cândido Mendes (1990). É Coordenadora do Laboratório de Comunicação Integrada – VITAMINA UFF, que é responsável pelo Planejamento e execução da Campanha de Comunicação Integrada do Sistema de Saúde da Marinha do Brasil desde 2015 e Consultora do Centro de Estudos do Mar – CEMBRA. Responsável pela Operação Verão da Marinha do Brasil em 2012 e 2013, Planejamento de Comunicação do Projeto UFF Ativa em 2016 e o Planejamento da Agenda Acadêmica em 2014. Professora do MBA de Marketing Empresarial da UFF e Membro do Colegiado de Unidade várias vezes Foi suplente no Conselho Universitário e consultora da Infoglobo na área de Mídia e Pesquisa. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Planejamento, Mídia e Pesquisa.

Luana Inocêncio

Luana Inocêncio

Comunicação Social Publicidade

lattes

luanainocencio@id.uff.br

Doutora em Comunicação (PPGCOM/UFF), com ênfase em Estéticas e Tecnologias da Comunicação. Pós-graduada em Design de Jogos Digitais (UNESA), com Master em Graphic Design (CalArts) e Mestrado em Comunicação e Culturas Midiáticas (UFPB). Coordenadora da Agência Experimental LACCRI – Laboratório de Comunicação, Criação Digital e Inovação, projeto de extensão fomentado pela PROEX/UFF que presta serviços de divulgação científica para dar visibilidade à pesquisa e extensão UFF, vencedor do Prêmio Expocom (INTERCOM) de Melhor Agência Laboratório de Publicidade Sudeste nos últimos 5 anos. Atuou como Coordenadora de Curso, Docente de Publicidade e Propaganda e Jornalismo, e Bolsista de Pesquisa Produtividade da Universidade Estácio de Sá. Foi Coordenadora Editorial do periódico científico Revista Contracampo (PPGCOM/UFF – Qualis A2) entre 2021 e 2017. É coordenadora do Grupo de Pesquisa LACCRI (CNPq) e Coordenadora do GT Comunicação Multimídia do Intercom Júnior. Possui 13 anos de experiência em agências de publicidade e veículos de comunicação como Diretora de Criação, Coordenadora de Criação Digital e Redatora, atendendo a clientes internacionais e nacionais, sobretudo dos setores de alta tecnologia, mercado editorial, eventos, cultura pop e entretenimento. Foi roteirista de filmes de curta metragem focados em temáticas de gênero e raça, bem como de comerciais publicitários para variados segmentos. Reconhecida com 52 prêmios de criação publicitária e audiovisual, como Colunistas, Meio Mensagem, Secretaria de Cultura do Rio e Expocom. Graduada em Publicidade e Propaganda pela UNIESP (2012). Desenvolve estudos sobre: direção de arte e design de ativismo; cultura digital e estéticas em plataformas; cultura do cancelamento e mobilizações online; gênero, raça e identidade em fandoms em rede; publicidade e consumo online.

Maíra Lacerda

Maíra Lacerda

Comunicação Social Publicidade, sub-chefe de departamento

lattes

maira_lacerda@id.uff.br 

Doutora em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com bolsa pela CAPES (2018), e mestre em Design pela mesma instituição, com bolsa pelo CNPq (2013). Realizou pesquisa de Pós-doutoramento na PUC-Rio, com bolsa pelo CNPq (2019), que incluiu estágio no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro Portugal. Possui graduação em Desenho Industrial – Comunicação Visual pela PUC-Rio (2008). Vice-coordenadora do Grupo de pesquisa Educação para as Mídias em Comunicação educ@mídias.com, também pertencente ao PPGMC. Pesquisadora do Laboratório Linguagem, Interação e Construção de Sentidos (LINC Design), da PUC-Rio. Participa do Grupo de estudos Design na leitura de Sujeitos e Suportes em Interação (DeSSIn) da PUC-Rio. Atuou como formadora em diferentes projetos de formação de leitores realizados pelo Instituto Corresponsabilidade pela Educação, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e pelo Instituto ECOFUTURO. Sócia-diretora do Estúdio Versalete (2013-2015), exerceu as funções de diretora de arte e designer gráfica e teve projeto selecionado para a 11 Bienal Brasileira de Design Gráfico, na categoria Projeto Gráfico de Livro (Ter ou não ter). Recebeu o 4 Prêmio Mostra PUC-Rio/ Petrobras, na categoria de Teologia e Ciências Humanas com o projeto Animação Especial (2007), além de certificados de mérito acadêmico pela PUC-Rio (2006). Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: design gráfico, design da informação, design editorial, design de livros, ilustração, webdesign e animação.

Márcio Castilho

Márcio Castilho

Jornalismo, coordenador de curso

lattes

mcastilho@id.uff.br

Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Comunicação, Imagem e Informação pela Universidade Federal Fluminense. Tem pós-doutorado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com pesquisa sobre a produção editorial durante o processo de abertura política no Brasil (1974-1985), com ênfase nas obras de não-ficção apuradas e redigidas por jornalistas brasileiros. Autor do livro “Sob o império do arbítrio: Prêmio Esso, imprensa e ditadura” (Alameda, 2019), que discute a relação entre jornalismo e Estado autoritário brasileiro (1964-1978). Desenvolve pesquisas no campo da violência, espaço público e cidadania em sua interface com estudos de comunicação, tendo como área de interesse também a discussão sobre mídia e produção discursiva contra-hegemônica.

Marco Schneider

Marco Schneider

Jornalismo

lattes

marco_feldman@id.uff.br

Cientista do Nosso Estado Faperj. Pesquisador titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP-2008). Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ-2003). Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Produção Editorial (ECO-UFRJ-1999). Possui estágio pós-doutoral em Estudos Culturais, pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-2012), onde atua como pesquisador associado, supervisionando estágios pós-doutorais. Autor dos livros “A Era da Desinformação: pós-verdade, fake news e outras armadilhas” (2022) e “A Dialética do Gosto: informação, música e política” (2015). Publicou também um livro de poesia. Interesses atuais de pesquisa: ética; epistemologia; economia política da informação, da comunicação e da cultura; desinformação; competência crítica em informação; literacia midiática. Líder do grupo de pesquisa Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i). Coordenador da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD); da Rede Coinfo; da Rede de Estudos da Ciência da Informação sobre Desinformação (Recides); da Rede de Intelectuais e Artistas Independentes em Defesa da Humanidade (Redh); e da Rede Mussi (Rede Franco-Brasileira de Pesquisadores em Mediações e Usos Sociais de Saberes e Informação). Integrante dos grupos de pesquisa Estudos críticos em informação e organização social (Escritos) e Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência (Emerge). Integrante do Laboratório em Rede de Humanidades Digitais (Larhud). Editor da Liinc em Revista e da International Review of Information Ethics (IRIE). Músico e escritor.

Michele Pucarelli

Michele Pucarelli

Jornalismo

lattes

michelepucarelli@id.uff.br

Doutor em Artes Visuais – História e Teoria da Arte (PPGAV/UFRJ); Mestre em Comunicação e Cultura (PPGCOM/UFRJ). Especialista em Fotografia e Imagem (IUPERJ/UCAM). Pesquisador do Grupo de Pesquisa MULTIS – Núcleo de Estudos e Experimentações do Audiovisual e Multimídia (CNPq). Coordenador do Projeto de Pesquisa: Fotografia, Fotojornalismo e Inteligência Artificial: desconfianças e expectativas de uma relação inevitável. Coordenador do Projeto de Extensão Universitário LIEX – Laboratório de Imagens Expandidas. Interesses de pesquisa: Fotojornalismo e Inteligência Artificial; Questão da técnica e da tecnologia das imagens na produção de sentidos; Fotografia e fotojornalismo brasileiro e latino-americano contemporâneo; Processos de construção de identidade e memória viusal. Coordenador científico do XIV Encontro Nacional de História da Mídia – ALCAR 2023; Palestrante no 19 Festival Internacional de Fotografia (Paraty em Foco 2023); Organizador do I Simpósio Latino-Americano de Fotografia do Rio de Janeiro, 2020, UFF/UERJ. Foi Coordenador Acadêmico do Curso de Especialização em Fotografia e Imagem da Pós-Graduação IUPERJ, Universidade Candido Mendes. Trabalhou como repórter-fotográfico para os veículos de comunicação: O Globo, O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde e Vejinha-Rio.

Pablo Nabarrete

Pablo Nabarrete

Comunicação Social Publicidade

lattes

pablobastos@id.uff.br

Doutor em Ciências da Comunicação, linha de pesquisa de Comunicação, Cultura e Cidadania, pela ECA-USP. Pós-doutorado (visitant researcher) na Universidade de Westminster (2024), em Londres, com bolsa PDE do CNPq. Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Economia PROPEC/POSGRAP da Universidade Federal de Sergipe (2024-2025). Pós-doutorado no Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017-2019). Líder do Epocha – Grupo de Pesquisa em Economia Política da Comunicação e Hegemonia. Coordenador pedagógico do Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social (LACCOPS). Membro do Observatório de Economia e Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (OBSCOM-UFS). Membro do Conselho Consultivo da Fundação Maurício Grabois. Autor do livro “Marcha Dialética do MST: Formação e comunicação política entre campo e cidade”, finalista do Prêmio Jabuti 2022. Membro da equipe ganhadora da Chamada da CLACSO (2023-2024) “Movimientos sociales y activismos en América Latina y el Caribe. Su lugar en la actual coyuntura: experiencias y proyecciones”, junto a pesquisadores de outras universidades e membros do setor de Comunicação do MST. Coordenador do GP Comunicação para a Cidadania da Intercom (Período 2019-2021). Pesquisa hegemonia, contra-hegemonia, hegemonia popular, Economia Política da Comunicação (EPC), comunicação e marxismo, teoria crítica, América Latina, engajamento, plataformização, movimentos sociais, comunicação popular e comunitária.

Patrícia Saldanha

Patrícia Saldanha

Comunicação Social Publicidade

lattes

patriciasaldanha@id.uff.br

Mestrado (2003) e Doutorado (2009) em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pós doutorado em Publicidade Sensorial na mesma instituição. Fundadora, Coordenadora Geral e líder pelo CNPq do Grupo de Pesquisa intitulado Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social (LACCOPS). É membro fundadora do INPECC – Instituto Nacional de Pesquisa em Comunicação Comunitária. Coordenadora do projeto Plataforma Saúdes Raras e Publicidade Social de Interesse Público. Membro do Conselho Científico do Congresso Ibero-Americano de Publicidade, Vice-coordenadora do GT Comunicação e Cidadania da Compós e Coordenadora do GT Midiatização e Saúde do Midiaticom. Experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Comunitária, Publicidade e Propaganda e Comunicação Comunitária. Coordenação de Eventos e Editoração e Produção Audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão humanista no social, comunicação contra-hegemônica, Publicidade Social (comunitária, afirmativa, de interesse público, transversal, de causa), Planejamento Estratégico e de Campanha Publicitária. Significativa experiência no mercado profissional e publicação de artigos científicos em Periódicos e em anais de eventos acadêmicos Nacionais e Internacionais.

Pedro Aguiar

Pedro Aguiar

Jornalismo

lattes

pedroaguiar@id.uff.br

Doutor em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018). Mestre em Comunicação pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela ECO/UFRJ (2007) e cursou graduação em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (2002-2006). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Lógicas de Produção e Consumo no Jornalismo (PPGJor/UEPG) e do Grupo de Pesquisa em Políticas e Economia política da Informação e da Comunicação (PEIC/UFRJ). Associado à SBPJor e à ULEPICC-Brasil. Ganhador do Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo, da SBPJor, na categoria Doutorado, em 2019. Foi professor do Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná, em 2018, professor substituto do Departamento de Jornalismo da UERJ entre 2016 e 2017, e professor substituto de Jornalismo no IACS/UFF entre 2013 e 2015. Tem produção acadêmica concentrada sobre os temas Agências de Notícias, Jornalismo Internacional, Comunicação Sul-Sul e NOMIC. Formação em Correspondência Internacional voltada para o Leste Europeu e ex-URSS. Tem experiência em jornalismo impresso, de agências, online, de TV e de rádio, com ênfase em Jornalismo Internacional, principalmente a cobertura do Leste Europeu, antiga Iugoslávia e ex-URSS.

Rachel Bertol

Rachel Bertol

Jornalismo

lattes

rachelbertol@id.uff.br

Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ (2016), com estágio doutoral na Universidade de Princeton (EUA). Pós-Doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), da Universidade de São Paulo (USP; 2024). Lidera o grupo de pesquisa Tempos: Temporalidade dos Meios Comunicacionais, Linguagem e Cotidiano, do PPGMC-UFF, e o projeto de extensão Reconfigurações Jornalísticas, que integra a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD). Atua no Conselho Curador da RNCD. É criadora e coordenadora da Rede Jornalismo UFF de Integridade da Informação, grupo PET (Programa de Educação Tutorial – MEC), que começou a funcionar em novembro de 2024. Pesquisadora Faperj – Edital APQ1, início em 2024. Integra a diretoria da Associação Brasileira de História da Mídia – Alcar (2023-27) como coordenadora da seção Sudeste. É coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de História do Jornalismo da Alcar Nacional. É pesquisadora também dos grupos Mídia, Memória e Temporalidades (Memento), da UFRJ, assim como do grupo Imprensa e Circulação de Ideias: o papel dos periódicos nos séculos XIX e XX e da Rede de História Latino-Americana da Mídia (Rehlam). Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela UFRJ (1993) e Mestrado em Comunicação e Cultura pela mesma universidade (2003). Interessa-se pela historicidade e temporalidades nos processos comunicacionais, história dos meios, teoria das mídias, práticas jornalísticas (incluindo tópicos de desinformação e negacionismo) e circuitos editoriais. Atuou por mais de 20 anos como jornalista na grande imprensa, em veículos como O Globo, Valor Econômico e o francês Le Monde.

Renata Rezende

Renata Rezende

Jornalismo

lattes

renatarezende@id.uff.br

Doutora em Comunicação e mestre em Comunicação, Imagem e Informação, ambos pela UFF. Realizou pesquisas de pós-doutorado na Université René Descartes – Sorbonne/ Paris V (FRA), com bolsa CAPES, entre 2017 e 2018, e também na Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), entre 2013 e 2015. Professora e pesquisadora visitante na Université Paris 12 (UPEC) em 2023 e 2024, e na Université Montpellier 3, em 2024. Autora dos livros “A morte midiatizada” (indicado ao Prêmio Jabuti 2016), “Mídias e Divulgação Científica”, “Protagonismo Midiático e Pandemia: atravessar ruínas, reencantar o mundo” (em co-autoria com Denise Tavares) e “Emoções e Razões Midiáticas: narrativas e imagens nas redes sociais e no audiovisual”( em autoria com Denise Tavares e Cristiane Freitas Gutfreind). Jornalista, formada pela Universidade Federal do Espírito Santo, onde também foi professora do Departamento de Comunicação Social. Tem experiência em narrativas audiovisuais e multimídias. Trabalhou aproximadamente 8 anos na TV Gazeta/TV Globo, em Vitória (ES), onde foi repórter, produtora, pauteira e editora final, e na TV Universitária da UFES. Pesquisadora do Multis – Núcleo de Estudos e Experimentações do Audiovisual no Contexto Multimídia e coordenadora do LEA ( Laboratório de Experimentos Audiovisuais), onde desenvolve pesquisas nas áreas do audiovisual, multimídia, narrativas e redes sociais digitais.

Rômulo Normand Correa

Rômulo Normand Correa

Jornalismo, chefe de departamento

lattes

romulocorrea@id.uff.br

Possui doutorado em Memória Social pela UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2019); mestrado em Psicologia Social pela Universidade Gama Filho (2001); e graduação em Jornalismo pela Faculdade da Cidade (1993). Desde julho de 2019 é membro do LACCOPS – Laboratório de Pesquisa em Comunicação Comunitária e Publicidade Social. Como fotógrafo, publicou dois livros e participou de diversas exposições.

Skip to content