Replanejamento de Plataforma Digital para o Grupo “Estação” de Cinemas.

Autor: Gabriela Ramos Fonseca.

Projeto de pesquisa apresentado por Gabriela Ramos Fonseca Matrícula 20930129 como requisito obrigatório para obtenção do título de Bacharel em Comunicação Social – habilitação Publicidade e Propaganda – da Universidade Federal Fluminense – UFF.

Orientador: Prof.ª. Drª. Patrícia Saldanha.

Este trabalho é um projeto experimental prático, que busca apresentar uma nova solução de site para o Grupo Estação de cinemas, por meio de um novo planejamento e uma reconstrução do atual layout. Ele foi estruturado com base em pesquisas exploratórias, entrevistas, pesquisas teóricas e palestras, e busca tornar o acesso à plataforma digital do Estação mais simples, rápido e eficaz. Por meio dos resultados obtidos nas pesquisas, é pertinente afirmar que os aspectos qualitativos, de estilo de vida, são os que definem o público do Estação, mais do que os dados demográficos. O público é essencialmente cinéfilo e, segundo entrevista com o designer Bruno Sá, a utilização da plataforma é sobretudo para conhecimento da programação de filmes em cartaz no Estação. O novo site propõe, então, uma abordagem mais direta e objetiva das informações – principalmente as mais relevantes para o público do Estação, como a programação – se utilizando de uma metodologia que foca na facilidade de acesso ao conteúdo essencial da plataforma e na comparação competitiva com os principais concorrentes da marca e as experiências digitais em sites internacionais de cinema alternativo.

Palavras-chave: Cinema, Design, Site, Rio de Janeiro.

TCC – Gabriela Ramos