Rádio comunitária Bicuda FM: nadando contra a corrente da comunicação hegemônica.

Autor: Lara Vieira de Faria.

Monografia apresentada por Lara Vieira de Faria, aluna do Curso de graduação em Comunicação Social, como requisito parcial à obtenção do título de bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo.

Orientador: Prof.ª.Dr.ª. Ana Baumworcel.

RESUMO

Esta monografia é um estudo de caso da rádio comunitária Bicuda FM. Seu objetivo é entender o papel de uma rádio comunitária na democratização dos meios de comunicação e sua importância como espaço de luta contra-hegemônica. Para isso, faremos uma análise da emissora Bicuda FM e traçaremos um histórico de sua atuação na região de Vaz Lobo, a partir da observação de campo, da entrevista em profundidade e da avaliação de sua programação. Também apresentaremos um panorama da comunicação comunitária e da participação popular dentro da mídia. Em seguida, o estudo foca na evolução das rádios piratas e livres, principalmente no Brasil, para que seja possível entender a importância do meio escolhido.

Palavras-chave: rádio comunitária, contra hegemonia, democratização da comunicação.

TCC – Lara Vieira


Crime contra o Direito Autoral, previsto nos Artigos 7, 22, 24, 33, 101 a 110, e 184 a 186 (direitos do Autor formulados pela Lei 9.610/1998) e 299 (falsidade ideológica).

Skip to content