Subversivo – Fragmentos da vida de Luiz Alberto Sanz.

Autor: Gabriel Ferreira Vasconcelos.

Projeto Experimental apresentado por Gabriel Ferreira Vasconcelos, matrícula 10930021, como requisito obrigatório para obtenção do título de   Bacharel em Comunicação Social habilitação Jornalismo.

Orientador: Prof. João Batista de Abreu.

“Subversivo – fragmentos da vida de Luiz Alberto Sanz” é um ensaio sobre a vida deste cineasta e professor aposentado do Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (IACS), que foi preso, torturado e banido do país pelo Regime Militar entre 1970 e 1979. Feito sob o formato de grande reportagem, o texto se divide em três partes colocadas não cronologicamente, que narram a fuga de Sanz e sua família do Chile após o golpe de Augusto Pinochet; sua incursão na Luta Armada, prisão e tortura; e o desenvolvimento de sua carreira como cineasta, além das dificuldades do exílio no Chile e na Suécia. A partir do registro das experiências de Sanz, a ideia é contribuir para a construção de uma memória crítica sobre a ditadura civil-militar no Brasil.

Palavras-chave: Sanz; Ditadura; Tortura; Exílio; Cinema.

TCC – Gabriel Vasconcelos