Rachel Bertol
Professora no Departamento de Comunicação Social da UFF e no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC) da mesma instituição. Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ, com Sanduíche na Universidade de Princeton (EUA). Coordena o projeto de extensão Reconfigurações Jornalísticas. É pesquisadora dos grupos Imprensa e Circulação de Ideias: o papel dos periódicos nos séculos XIX e XX, da Casa de Rui Barbosa, e do Mídia, Memória e Temporalidades (Memento), da UFRJ. Participa da Rede de Grupos de Pesquisa da Historicidade nos Processos Comunicacionais. Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela UFRJ (1993) e Mestrado em Comunicação e Cultura pela mesma universidade (2003). Interessa-se pela história dos meios, a relação entre jornalismo e literatura e aspectos contemporâneos do jornalismo. Foi responsável pela redação do livro Memória de Repórter: Lembranças, casos e outras histórias de jornalistas brasileiros, do Centro de Cultura e Memória do Jornalismo Brasileiro; editora da publicação Princípios Inconstantes, do Itaú Cultural, sobre jornalismo cultural e novas mídias; coordenadora da Machado de Assis Magazine, da Biblioteca Nacional, para divulgar a literatura brasileira no exterior. Trabalhou por 15 anos no jornal O Globo e atuou em veículos como Valor Econômico e o francês Le Monde.
Entre em contato: rachelbertol@gmail.com
Pedro Aguiar
Jornalista e professor de jornalismo na UFF. Doutor em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018). Mestre em Comunicação pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela ECO/UFRJ (2007) e cursou graduação em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (2002-2006). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Políticas e Economia política da Informação e da Comunicação (PEIC) e do GP Geografias da Comunicação da Intercom. Foi professor do Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná, em 2018, professor substituto do Departamento de Jornalismo da UERJ entre 2016 e 2017, e professor substituto de Jornalismo no IACS/UFF entre 2013 e 2015. Tem produção acadêmica concentrada sobre os temas Agências de Notícias, Jornalismo Internacional, Comunicação Sul-Sul e NOMIC. Especialização em Correspondência Internacional voltada para o Leste Europeu e ex-URSS. Tem experiência em jornalismo impresso, de agências, online, de TV e de rádio, com ênfase em Jornalismo Internacional, principalmente a cobertura do Leste Europeu, antiga Iugoslávia e ex-URSS. Realizou ainda pesquisas sobre Cinema, Ideologia, e Estética.
Entre em contato: pedroaguiar@id.uff.br
Michele Pucarelli
Professor de linguagem fotográfica do IACS/UFF – Universidade Federal Fluminense – Rio de Janeiro. Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Fotografia e Imagem do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, da Universidade Cândido Mendes. | Doutor em Artes Visuais com ênfase em Imagem e Cultura – Escola de Belas Artes – PPGAV – UFRJ – 2015; Mestre em Comunicação e Cultura, com ênfase em Tecnologias da Comunicação e Estéticas, PPGCOM-UFRJ 2010; Especialista em Fotografia e Imagem – Pós-Graduação de Fotografia e Imagem IUPERJ – UCAM – 2014. | Experiência nas áreas de história da fotografia, história da arte, fotografia contemporânea, fotojornalismo, curadoria, e tratamento digital de imagens. | No ano de 2016 minha Tese de Doutorado foi selecionada para representar o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRJ para concorrer ao Prêmio CAPES de Teses 2016. | Em 2015, integrei a equipe de consultoria para a reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso Fotógrafo – 200hs, do SENAC Rio. | Trabalhei como Professor Substituto na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro ? UFRJ, no setor de Linguagens em Fotografia e Cinema em 2014, e em 2007-2008 nas disciplinas de Fotojornalismo, Fotografia, Tratamento Digital de Imagens, Fotografia para Publicidade.
Entre em contato: michele.pucarelli@gmail.com
Marcus Aurélio
Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor, jornalista e radialista. Apresentador da Rádio MEC (educativa) da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Professor do Curso de Apresentação de Programas em Rádio para os jornalistas brasileiros da BBC World – ‘Radio Service’, em Londres (julho de 2004). Integrante do Grupo de Pesquisa Rádio e Memória, registrado no CNPQ. Possui graduação em Comunicação Social (jornalismo) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor de produção em rádio na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo (de 2011 a 2017). É coordenador executivo da ONG União e Inclusão em Redes e Rádio (UNIRR – a partir de 1995) e presidente do conselho do Centro de Imprensa Assessoria e Rádio (Criar Brasil). Como jornalista (âncora) e gestor (gerente executivo), trabalhou nas rádios Globo São Paulo (2007 a 2012) e Globo Rio (2003 a 2007). Apresentador/âncora da Rede CBN (1996 a 2002). Repórter e apresentador da Rádio Tupi RJ (1984 a 1996). Desde 1990, é palestrante e professor em projetos de rádios comunitárias e emissoras educativas nas cinco regiões do Brasil e no exterior. Foi vice-presidente para a América Latina e Caribe da Associação Mundial de Rádios Comunitárias (AMARC – 2000-2002). Ministrou 26 cursos e oficinas de rádio no exterior, entre 1991 e 2016.
Entre em contato: marcusvozeconteudo@hotmail.com
Luciana Almeida
Jornalista com atuação no mercado há 10 anos, consultora e produtora de conteúdos, assessora de comunicação, pesquisadora acadêmica e revisora editoral. Tem domínio em redação jornalística para rádio, televisão e social media. Realizou assessoria parlamentar para partidos políticos e mandatos em disputa eleitoral.Produziu ações musicais, artísticas a palestras em eventos. Foi revisora de revista acadêmica Qualis B, Revista Eco-Pós (UFRJ). Experiência com pesquisa em arquivo público, coleção particular e organização de documentos com fins de levantamento para filmes e/ou produção de livros. Docente com foco em Audiovisual & Comunicação. Doutora (2013-2017) em Comunicação, linha Tecnologias da Comunicação e Estéticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestra (2010-2012) em Comunicação, linha Estética e Culturas da Imagem e do Som pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui especialização lato sensu em Artes Visuais pelo Senac Sergipe (2010). Bacharel em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal de Sergipe (2002-2007). Atua principalmente nas seguintes áreas de conhecimento: Teoria da Imagem, Estética e Cultura Midiática, Arte e Política, Cinema Brasileiro e Latino-Americano, Memória e Arquivo, Gênero e História Oral.
Entre em contato: lualmeida.se@gmail.com
Dylan Araujo
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá(2008) e mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2015). Atualmente é JORNALISTA DE COMUNICAÇÃO da Empresa Brasil de Comunicação. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Rádio e Televisão. Atuando principalmente nos seguintes temas:Rastros Digitais, Marco Civil da Internet, Cartografia de Controvérsias, Teoria Ator-Rede, Guarda de Logs.
Entre em contato: dylanaraujo@gmail.com
Adriana Barsotti
Professora Adjunta do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio e mestre em Comunicação Social pela mesma instituição (2012). Vencedora do Prêmio Adelmo Genro Filho 2018 com a tese “Primeira página: do grito no papel ao silêncio no jornalismo em rede” e do Prêmio Compós de Dissertação 2013 com o trabalho “Transformações contemporâneas nas práticas jornalísticas: o jornalista on-line como mobilizador da audiência”. Conquistou o Prêmio Esso de Jornalismo em 1996, com a série de reportagens A História Secreta da Guerrilha do Araguaia, publicada em O Globo, e o Prêmio Esso de Contribuição à Imprensa em 2012, conferido ao Globo a Mais, do qual era editora. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e pós-graduada em Marketing pela Coppead/UFRJ (2008). Foi repórter em O Estado de S. Paulo e O Globo, chefe da sucursal do Rio de Janeiro da revista Istoé Gente, editora-assistente de política de O Globo, editora do suplemento juvenil Megazine e editora do Globo a Mais, revista para tablets. Também foi gerente de produto de O Globo, função na qual foi responsável pelo planejamento de produtos para site, celular e tablet. Como pesquisadora, atua na área da Comunicação, com foco em inovação, jornalismo digital e convergência midiática. É autora dos livros “Jornalista em mutação: do cão de guarda ao mobilizador de audiência” e “Uma história da primeira página: do grito ao silêncio no jornalismo em rede”, publicados pela Editora Insular.
Entre em contato: barsotti.adriana@gmail.com
Barbara Emanuel
Doutora em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ). Master of Arts in Integrated Design pela Hochschule Anhalt (Dessau, Alemanha). Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ) e graduação em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ). Professora Adjunta no departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Entre em contato: barbarabigodes@gmail.com
Wagner Bezerra
Professor substituto do Departamento de Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Doutorando do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ. Mestre em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense (2015). Especialista em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Marketing pela Universidade do Norte do Paraná. Mais de 15 anos atuando como mediador e consultor de educação para a mídia e Educomunicação em projetos de formação e capacitação de professores, por meio de palestras e oficinas. Autor dos livros: Manual do Telespectador Insatisfeito, Summus, SP, 1999 e O Segredo da Caverna ? a fábula da TV e da internet, Cortez Editora, SP, 2011, ambos referência no ensino e práticas no campo da educação para a mídia no Brasil. Diretor de programas e roteirista de programas de educação a distancia, dentre estes a série TV Escola e a micro-série Plantão da Língua Portuguesa (TVE/RJ/Fundação Roquette Pinto).
Entre em contato: wagnerbezerra@cienciaearte.com
Luana Inocêncio
Professora do curso de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) da Universidade Federal Fluminense. Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense, linha de pesquisa Estéticas e Tecnologias da Comunicação. Atua como Coordenadora Editorial da Revista Contracampo (PPGCOM/UFF – Qualis B1) e Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Culturas e Tecnologias da Comunicação (LabCult/UFF), do Grupo de Pesquisa em Retóricas do Consumo (ReC/UFF) e do Grupo de Pesquisa MORE THAN LOUD: cenas musicais urbanas e culturas DIY (Universidade do Porto/Portugal). Mestra em Comunicação e Culturas Midiáticas pela Universidade Federal da Paraíba e graduada em Publicidade e Propaganda. Atuou como Diretora de Criação, Coordenadora de Criação Digital e Redatora Publicitária de 2009 a 2018. Desenvolve estudos sobre memes de internet, cultura dos fãs, cenas musicais, comunidades digitais, imagem digital, estéticas da web, direção de arte, consumo na cultura digital, branded content e criação publicitária.
Entre em contato: luanahinocencio@outlook.com