Campanha Bloco Vermelho e Branco da z-10 – Grupo 3
Disciplina: Planejamento de Campanha
Professor: Patrícia Saldanha
Alunos envolvidos:
Bernardo Quadros
Bruno Portilho
Daniela Schmidt
Larissa Carvalho
Luiz Gabriel Monteiro
Marco Túlio Costa
Maria Luísa Portela
Priscylla Barros
Tamires Santos
Qual foi o desafio proposto?
Criar um planejamento de campanha para o cliente real Bloco Vermelho e Branco da z-10, um bloco carnavalesco da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Entre as exigências do cliente, estavam uma nova identidade e ações de arrecadação.
Qual foi a solução encontrada?
Campanha Bloco Vermelho e Branco da z-10 – Grupo 2
Disciplina: Planejamento de Campanha
Professor: Patrícia Saldanha
Alunos envolvidos:
Bruna Almeida
Bruna Martins
Caio Macedo
Fernanda Lucena
Fernanda Nunes
Guilherme Berriel
Jean Santiago
Rebeca Rocha
Rodrigo Gonzalez
Qual foi o desafio proposto?
Criar um planejamento de campanha para o cliente real Bloco Vermelho e Branco da z-10, um bloco carnavalesco da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Entre as exigências do cliente, estavam uma nova identidade e ações de arrecadação.
Qual foi a solução encontrada?
Campanha Bloco Vermelho e Branco da z-10 – Grupo 1
Disciplina: Planejamento de Campanha
Professor: Patrícia Saldanha
Alunos envolvidos:
Sara Alencar
Camila Nery
Larissa Oliveira
Isadora Lessa
Julia Lutterback
Andressa Correa
Lorena Lisboa
Marina Camilo
Fernanda Bevaqua
Qual foi o desafio proposto?
Criar um planejamento de campanha para o cliente real Bloco Vermelho e Branco da z-10, um bloco carnavalesco da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Entre as exigências do cliente, estavam uma nova identidade e ações de arrecadação.
Qual foi a solução encontrada?
Para tornar o Gigante da Z-10 ainda mais conhecido e conceituado entre os moradores da colônia e seus demais admiradores, torna-se necessário estabelecer e situar, com mais clareza, o significado do bloco para essas pessoas. Por isso, optou-se por uma estratégia de posicionamento de forma que o motivo de existência e continuidade do bloco, seus valores e princípios sejam percebidos claramente pelo público-alvo.
Foram desenvolvidos um conceito institucional para o bloco e um slogan que transmita as características do bloco. O slogan é o resultado de uma síntese dos conceitos de tradição, união e alegria que envolve o bloco e a colônia em um mesmo sentimento e em uma mesma direção.
Para consolidar essa reestruturação do bloco e alcançar os objetivos traçados, optamos pelo uso de uma comunicação integrada com ações táticas direcionadas e divididas em três eixos: mídia online, mídia offline e mídia alternativa. A linguagem utilizada na comunicação e divulgação do bloco foi descontraída e bem atrativa. A escolha por essa linguagem justifica-se em uma identificação e aproximação cada vez maior com o público-alvo do V&B, fazendo com que este perceba a alegria, o amor e o entusiasmo que colocam o bloco nas ruas durante todos esses anos.
Patrícia Gonçalves Saldanha
Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da graduação em Comunicação Social e da Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano. Atual coordenadora do LACCOPS (Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social) e membro fundador do INPECC (Instituto Nacional de Pesquisas em Comunicação Comunitária). Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão humanista no social, construção contra-hegemônica, comunicação comunitária e possibilidade contra-hegemônica, publicidade comunitária/social e planejamento estratégico e de campanha publicitária.
Entre em contato: patsaldanha@globo.com
Moacir Santos Cabral
Luiz Edmundo de Castro
Possui graduação em Comunicação Social (jornalismo) e graduação em cinema, ambas pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Ciências da Arte pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema.
Entre em contato: castroedmundo2@gmail.com
Lilian Soares Pinto de Souza Ribeiro
Graduada em Comunicação pela Universidade Gama Filho e Direito pela Universidade Cândido Mendes. Mestre em Ciências da Arte pela Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Laboratório de Comunicação Integrada – VITAMINA UFF, responsável pelo planejamento e execução da campanha de comunicação integrada Operação Verão da Marinha do Brasil desde 2012. Professora do MBA de Marketing Empresarial da UFF. Membro Titular do Colegiado de Unidade, suplente no Conselho Universitário e consultora da Infoglobo.
Entre em contato: lilianribeiro@terra.com.br
Laura Martini Bedran
Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Artes Visuais pela UFRJ e graduada em Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes – UFRJ. Professora Adjunta no curso de Comunicação Social e no Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense.
Entre em contato: laura.bedran@yahoo.com.br
João Carlos de Morais Alt
joaoalt@ar.microlink.com.br
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1975), mestrado em Ciências da Arte pela Universidade Federal Fluminense (2005) e é doutorando do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem, do Instituto de Letras da UFF. Professor Adjunto IV do Departamento de Comunicação Social e membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense.
Áreas de atuação
- Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
- Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Desenho.
- Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Planejamento e Projetos da Edificação.
- Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Guilherme Nery Atem
Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso. Especializado em Filosofia Contemporânea pela PUC-Rio. Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Letras / Lingüística, pela UERJ e Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Líder do Grupo de Pesquisa e Retórica do Consumo (UFF/CNPq).
Entre em contato: gui.nery@globo.com