HOME

Rômulo Normand Côrrea

romulo

Professor e coordenador do setor de fotografia do Departamento de Comunicação Social da UFF. Atua também como professor e coordenador do Curso de Graduação Tecnológica em Fotografia da Universidade Estácio de Sá. Possui graduação em Jornalismo pela Faculdade da Cidade e Mestrado em Psicologia Social pela Universidade Gama Filho. Atualmente cursa Doutorado em Memória Social na UNIRIO. Como fotógrafo, tem dois livros publicados e atua como curador de diversas exposições e mostras fotográficas.

Entre em contato: romulocorreafoto@gmail.com


< Voltar

Renata de Rezende Ribeiro

renata

Professora do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano e do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Também trabalhou como professora Adjunta na Universidade Federal do Espiríto Santo (UFES). Pós-Doutora em Comunicação e Cultura (ECO/UFRJ) e Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Fez mestrado em Comunicação, Imagem e Informação, na linha de pesquisa Tecnologias da Comunicação e Informação, também na UFF, e especialização em Comunicação, Tecnologia e Gestão da Informação pela Faculdade Cândido Mendes de Vitória, em 2003. É formada em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela UFES. Tem experiência em narrativas audiovisuais (principalmente televisão e vídeo). Trabalhou aproximadamente 8 anos na TV Gazeta, afiliada da TV Globo em Vitória (ES). Já foi repórter, produtora, pauteira e editora final. Pesquisadora do Multis – Núcleo de Estudos e Experimentações do Audiovisual no Contexto Multimídia e coordenadora do LEA (Laboratório de Experimentos Audiovisuais).

Entre em contato: renatarezender@yahoo.com.br


< Voltar

Pedro Aguiar Lopes de Abreu

pedroaguiar@id.uff.br

Professor substituto de Jornalismo no IACS/UFF desde 2013.2. Doutorando em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde 2014.1. Mestre em Comunicação pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela ECO/UFRJ (2007) e cursou graduação em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (2002-2006). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Políticas e Economia política da Informação e da Comunicação (PEIC). Tem produção acadêmica concentrada em agências de notícias, Jornalismo Internacional, Comunicação Sul-Sul e NOMIC. Especialização em Correspondência Internacional voltada para o Leste Europeu e ex-URSS. Tem experiência em jornalismo impresso, de agências, online, de TV e de rádio, com ênfase em Jornalismo Internacional, principalmente a cobertura do Leste Europeu, antiga Iugoslávia e ex-URSS. Realizou ainda pesquisas sobre Cinema, Ideologia, e Estética.

Áreas de atuação:
1. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Jornalismo Internacional.
2.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Agências de Notícias.
3.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Redação e edição jornalísticas.
4.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Economia Política da Comunicação.

Projetos de pesquisa

Agências de Notícias do Sul Global: Estado, convergência e estratégias para a geografia da comunicação na periferia do capital
 
Descrição: As agências de notícias em países periféricos do capitalismo têm função muito maior que a mera produção na economia da informação, que pauta a lucrativa atividade das grandes agências transnacionais. São, nesses países, ferramentas estratégicas na persecução do desenvolvimento, parte dos esforços nacionais por corrigir desequilíbrios estruturais causados por décadas ou séculos de dominação colonial/imperial. E mantêm, nestes casos, uma orientação de resistência ao infotainment (submetido à lógica do capital) e uma manutenção do chamado hard news como nicho específico em que podem ou devem se fortalecer. A pesquisa pretende traçar um mapa geral das agências de notícias do Sul Global, identificando seus tamanhos, alcances, volumes de operações, serviços oferecidos, tecnologias empregadas e montantes faturados e gastos, bem como seus proprietários, clientelas e os laços políticos que mantêm. Assim, na contramão dos fenômenos identificados por grande parte da pesquisa acadêmica em comunicação, centrada nas vanguardas do capital (que tem seu centro geográfico nos países do Norte, nominalmente Europa Ocidental, América do Norte e Japão), aqui se infere que as agências do Sul Global (a periferia do capital, na classificação wallersteiniana) vêm caminhando na contramão do processo de convergência, atuando como fornecedoras de informação internacional para suas sociedades e promovendo (ou tentando promover) a articulação de congêneres em fluxos Sul-Sul, ou contrafluxos, constituindo espaços comunicacionais contra-hegemônicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Pedro Aguiar – Coordenador.
Livros publicados/organizados ou edições
1.SILVA JUNIOR, José Afonso. ; ESPERIDIAO, Maria Cleidejane. ; AGUIAR, Pedro . Agências de Notícias: perspectivas contemporâneas. 1. ed. Recife: EDUFPE, 2014. v. 1. 171p .
2. AGUIAR, Pedro . Jornalismo Internacional em Redes. 1. ed. Rio de Janeiro: Prefeitura do Rio/Secretaria Especial de Comunicação Social, 2008. 120p .
Capítulos de livros publicados
1. AGUIAR, Pedro . Fluxos de mídia Sul-Sul. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. (Org.). Enciclopédia Intercom de Comunicação. vol.I – conceitos. 1ed.São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom, 2010, v. 1, p. 534-536.
2.AGUIAR, Pedro . Fluxos de mídia Leste-Oeste. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. (Org.). Enciclopédia Intercom de Comunicação. vol.I – conceitos. 1ed.São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom, 2010, v. 1, p. 533-534.
3.AGUIAR, Pedro . Texto comunicacional. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. (Org.). Enciclopédia Intercom de Comunicação. vol.I – conceitos. 1ed.São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom, 2010, v. 1, p. 1181-1183.


< Voltar

Márcio de Souza Castilho

marcio

Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ e mestre em Comunicação, Imagem e Informação pela UFF. Atualmente participa da pesquisa “Jornalismo hoje: cultura profissional e o valor do trabalho”, em parceria com a UERJ, com o objetivo de traçar um perfil do jornalista na contemporaneidade, tendo em vista o impacto das novas tecnologias de comunicação e informação e as recentes transformações na atividade profissional. Desenvolve também pesquisas no campo da violência e cidadania em sua interface com estudos de comunicação e relação entre jornalismo, memória e ditadura.

Entre em contato: castilhorio@terra.com.br


< Voltar

Marco André Feldman Schneider

marco

Professor adjunto do departamento de Comunicação e colaborador do mestrado em Mídia e Cotidiano (PPGMC) da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói-RJ). Pesquisador adjunto do Ibict. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGCI – Ibict-UFRJ. Possui estágio pós-doutoral em Estudos Culturais, pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-2012). Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP-2008). Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ-2003). Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Produção Editorial (ECO-UFRJ-1999). Pesquisador Associado do PACC-UFRJ. Interesses de pesquisa: ética, epistemologia e economia política da informação, da comunicação e da cultura. Líder do grupo de pesquisa Perfil-i (Perspectivas Filosóficas em Informação). Membro do ICIE (International Center for Information Ethics) e da diretoria da Ulepicc (União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura). Músico e escritor.

Entre em contato: marco_schneider@ig.com.br


< Voltar

Larissa de Morais Ribeiro Mendes

larissa

Doutora em Comunicação pela UFF e mestre na área pela PUC-Rio. É membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Colegiado de Curso. Na sua carreira, já trabalhou em instituições como Jornal do Brasil, O Globo, Globo OnLine, Jornal do Commercio, FSB Comunicações, Textual, Grupo Odebrecht e Lauda Espaço do Texto. Entre seus temas de interesse estão o jornalismo impresso e o digital, as novas mídias e suas narrativas, jornalismo participativo, jornalismo econômico e a comunicação institucional.

Entre em contato: larissamorais@uol.com.br


< Voltar

João Batista de Abreu Júnior

joaobatista

Professor Titular do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense. Doutor e mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com especialização em rádio por Ciespal/ Radio Nederland Training Centre, e graduação em Jornalismo e Ciências Socais pela UFF. Jornalista profissional, trabalhou no Jornal do Brasil, Rádio Jornal do Brasil, O Globo, TV Globo, TV Educativa e Jornal do Commercio, entre outros. Desenvolve trabalhos acadêmicos sobre os seguintes temas: linguagem jornalística, história da mídia, políticas de comunicação, jornalismo esportivo e rádio.

Entre em contato: joaobajr@uol.com.br


< Voltar

Ildo de Oliveira Nascimento

ildo

Possui graduação em Comunicação Visual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestre em Ciências da Arte. É professor do Curso de Jornalismo, do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense.

Entre em contato: ildonascimento@yahoo.com.br


< Voltar

Helen Pinto De Britto Fontes

hellen

Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ. Pós-Graduada em Assessoria de Comunicação, com ênfase em imprensa, e Graduada em Jornalismo. Já atuou como coordenadora acadêmica do Curso de Comunicação Social e atualmente coordena laboratórios experimentais de rádio, mídia impressa e assessoria de comunicação. Possui experiência profissional nas áreas de rádio, TV, jornalismo impresso e assessoria de imprensa e de comunicação.

Entre em contato: brittofontes@gmail.com


< Voltar

Flávia Clemente De Souza

flavia

Atual Chefe do Departamento de Comunicação Social da UFF. Bacharel em Jornalismo, com Mestrado em Comunicação Social, ambos pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Seus interesses de pesquisa englobam a prática da comunicação institucional em suas diversas facetas, a relação entre Relações Públicas e Política, no contexto do jornalismo, e a compreensão do texto jornalístico em sua interação com o leitor.

Entre em contato: flavia.clemente@gmail.com


< Voltar

Skip to content